segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fui Escolhida


 
Fui escolhida para guardar, dentro de mim, o dom da vida. Escolhida para cultivar com carinho as sementes do futuro. Escolhida para dar à luz aquele pequeno ser que durante todo o sempre irá simbolizar o que há de mais importante e precioso em minha existência... Escolhida para ser capaz de viver e de sonhar, de aprender e de viver, de proteger e de mudar, de dizer e de calar, de sofrer e de lutar, de vencer e de acreditar, de sorrir e de chorar, de sentir e de se emocionar, de saber o que é amar... Escolhida para ser capaz de tudo, até mesmo o impossível por aqueles que com muito orgulho irá chamar de "filho” Escolhida para ser mulher, escolhida para ser especial escolhida para ser Mãe !

domingo, 29 de abril de 2012

BOM SABER; "Bactérias no Prato"

A partir de hoje, vou postar aquí reportagens as quais considero importante tanto para nós gestantes o quanto para as mulheres em geral!
Aprender mais um pouco nunca é demais, não acha?
E por isso resolvi "bolar" o "BOM SABER", com assuntos em gerais, provavelmente dúvidas que possam me ocorrer ou curiosidades que por acaso escuto/leio por ae!
Abrindo com chave de ouro, vou falar um pouquinho sobre aqueeeelaaa minha infecção(fungo) que não me abandona desde o início da minha gestação!
Depois de 4 meses na base dos remédios,pomadas e ate antibióticos... Lí em algum lugar que era bom tomar yakult,que ajudava no controle da flora bacteriana da região vaginal etc e tal...Algo muito vago que não dei importancia...
Poooooréeeeem, a 3 dias atrás resolvi do nada arriscar! 2 chamytos por dia, 1 de manhã e outro antes de dormir... Notei uma diminuição no corrimento vaginal e automaticamente um controle nos sintomas da candidiase!!!
Pensando nisso, me espantei. "Não é que esse tal de leite fermentado tem me ajudado mesmo!rsrsrs". Foi ae que resolvi pesquisar a respeito e passar as informações aos meu leitores de todos os dias! ^^
Espero que curtam!!!
Beijinhos a todos!!!

___________________________________

 Bacterias no prato   PARTE 01
Por Silvana Tavano

Apesar da má fama, nem todas as bactérias são nocivas. Algumas têm que entrar no cardápio porque reforçam as defesas naturais, melhoram a absorção de cálcio e podem ajudar até a reduzir o colesterol.

De manhã, iogurte, no lanche, bebida láctea fermentada e, como sobremesa, frozen iogurte. Um cardápio como esse reúne ingredientes importantes para a saúde —são os bons micróbios. Chamados probióticos, esses alimentos contêm microrganismos vivos que resistem ao processo de digestão. “Por isso, chegam ao intestino de forma íntegra e ali atuam recompondo e equilibrando a flora local”, explica a nutricionista Sofia Boschetti, de São Paulo.

A flora intestinal sofre com o uso indiscriminado de antibióticos. Também é agredida pelo estresse, pelo consumo excessivo de doces e gorduras e pela falta de fibra na alimentação diária. Por isso, os probióticos são mais que indicados para quem tem propensão a problemas digestivos, de gases e complicações no trânsito intestinal a doenças mais graves, como gastrite. Hoje já se sabe, por exemplo, que esses alimentos protegem contra o agente causador das úlceras de estômago. “E existem pesquisas, ainda não conclusivas, mostrando que as boas bactérias influem na transformação de certas enzimas relacionadas ao câncer de cólon”, explica Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

PARA ACERTAR NA DOSE
As principais fontes de probióticos são os leites fermentados e os iogurtes enriquecidos com lactobacilos vivos. Bons produtos probióticos: Danoninho (sabores tradicional e morango) e a linha Activia, da Danone; Yakult e Yodel (sabores morango, uva verde e pêssego), da Yakult; Leites Fermentados (sabores abacaxi, maçã e tradicional), da Vigor; Chamyto (sabores tutti-frutti e tangerina), da Nestlé; Frozen Yogurt CreamUp, da Travi Alimentos; Leite Fermentado Batavito (sabores tutti-frutti, maçã verde e tradicional) e a linha de iogurtes Bio Fibras Líquido, da Batavo. Mas para obter as vantagens contidas nesses alimentos não é preciso exagerar. Uma dose diária é o bastante, se a dieta contar com o suporte de carboidratos específicos, os chamados prebióticos. “Esses alimentos contêm fibras que não são digeridas pelo organismo e que contribuem para o crescimento das bactérias benéficas”, explica a nutricionista Sofia. Existem suplementos alimentares prebióticos industrializados, como os produtos da linha Nutren Active, da Nestlé, mas também é possível ingerir o ingrediente direto da fonte, consumindo banana, chicória, cebola, alho, tomate, cevada, aveia, trigo, aspargos e alcachofra.

Os bons micróbios estão em iogurtes e leites fermentados


TUDO DE BOM
Mas a ação dessas bactérias não se restringe à digestão. O pH da região vaginal, por exemplo, conta com essa ajuda. “Os probióticos reforçam as defesas naturais e ajudam a reduzir as chances de infecções vaginais comuns, como a cândida”, explica a ginecologista Maria Elizabeth Mesquita, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Da mesma forma, entram na composição da saliva, mantendo a acidez da flora bucal num patamar adequado. “Esses microrganismos combatem a proliferação das más bactérias, as que produzem a placa dental e o tártaro. Ajudam também a diminuir a incidência de cáries”, explica o dentista Márcio Bertoldi, de São Paulo. Os probióticos também são indicados para quem tem intolerância à lactose, pois facilitam a digestão dos laticínios, em geral. A ingestão constante de boas bactérias está associada, ainda, à prevenção da osteoporose, pois esses alimentos incrementam a capacidade de o organismo absorver cálcio, promovendo o fortalecimento da massa óssea. “O aproveitamento de ferro e de magnésio também aumenta com o auxílio de probióticos. São, assim, importantes quando existe tendência à anemia por falta de ferro ou à queda de resistência por carência de magnésio”, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho. Outros efeitos positivos dessas bactérias sobre o metabolismo são a redução dos níveis de colesterol, o estímulo à produção das vitaminas do complexo B e a prevenção de doenças infecciosas intestinais.


________________________________________________

Probióticos são grandes aliados do emagrecimento

 

Por Patrícia Giuffrida postado em 23/02/2011 às 16h12


Combinação perfeita: Iogurte com frutas. Crédito: Getty Images
Que tal incluir no seu cardápio diário iogurtes, leites fermentados e sobremesas lácteas?  Esses alimentos costumam conter probióticos – micro-organismos que, quando consumidos, resistem ao processo de digestão e chegam intactos ao intestino, onde geram substâncias úteis e eliminam o que for nocivo. Os mais conhecidos são os lactobacilos e as bifidobactérias.
Os probióticos estimulam o funcionamento do intestino e mantêm o equilíbrio saudável da flora intestinal. Por isso, são grandes aliados do emagrecimento. Há ainda outros benefícios: “Consumidos com regularidade e em doses adequadas, eles ainda reforçam o sistema imunológico, aumentam a absorção do cálcio, reduzem o colesterol ruim e protegem o estômago”, afirma a nutricionista Ana Paula Tasca, de São Paulo, em entrevista à revista BOA FORMA.
Para conseguir os efeitos do bem, o ideal é consumir diariamente. “Os benefícios estão assegurados com um iogurte ao dia, o que corresponde, em média, a 100 milhões de bactérias probióticas”, explica a gastroenterologista Tatiana Cunha, de Campo Grande, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH.
Quem pode tomar? Quase todo mundo. Apenas pacientes com doenças imunossupressoras (como a AIDS) e que tomam medicamentos corticoides em altas doses não devem consumir.
Aqui vai mais uma dica! Antes de comprar o produto, dê uma olhadinha no rótulo e confirme se o alimento contém as culturas vivas e observe se a data de validade não ultrapassa 28 dias da de fabricação. Atenção! Com o tempo, ocorre a diminuição de micro-organismos probióticos viáveis e isso pode comprometer o efeito benéfico esperado. Além disso, pode trazer desconfortos intestinais.


____________________________________


Sangramento

Sangramentos que podem acontecer durante a gravidez

Gabriela Agustini Atualizado em 02.12.2011
106-sangramento
Getty Images
As manchas de sangue podem ser de diferentes origens. Procure um médico, mas fique calma porque, algumas vezes, o sintoma não significa um risco para o bebê
Não importa a fase da gestação, basta aparecer um ponto de sangue na calcinha para a futura mãe perder o sono. Preocupação bem-vinda. É urgente mesmo consultar um obstetra diante das complicações que esse sintoma pode sugerir. Mas nem todo sangramento é motivo de desespero. Em algumas situações, o sangue é até normal e não representa risco para a gestação e o bebê, como explica o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“No primeiro mês, por exemplo, é normal ter um sangramento leve, comumente confundido com a menstruação pela data em que acontece. Mas isso é apenas a implantação do embrião. Quando ele cola na parede do útero, pode romper algum vaso sanguíneo”, explica Pupo.

Confira abaixo os possíveis motivos de sangramento nas diversas fases da gravidez e saiba quando eles denunciam um problema mais ou menos grave. “Em todos os casos, qualquer sangramento deve ser imediatamente avaliado pelo médico”, enfatiza o ginecologista.

Primeiro mês
Cerca de quatro semanas após a fecundação, ocorre a implantação do embrião na parede do útero. O movimento pode causar rompimento de vasos sanguíneos, gerando um discreto sangramento por cerca de dois ou três dias. “É aquele caso confundido com a menstruação. Mas o fluxo não é intenso. Surgem apenas traços de sangue na calcinha. Nada abundante”, diz Pupo.

Até o terceiro mês
Pode acontecer um sangramento devido ao descolamento do saco gestacional, que está se moldando ao útero. Fique atenta! Um médico deve ser consultado com urgência e o repouso será fundamental para que o saco se fixe novamente, evitando um processo abortivo. “O sangue é eliminado discretamente, em pequenas quantidades. É escuro, parecido com borra de café, não está associado a cólicas e pode durar vários dias.” No período, também é possível acontecer o sangramento de aborto. “Bastante intenso, o sangue é bem vermelho, tem presença de coágulos e vem acompanhado de fortes cólicas”, explica Pupo.

A partir do terceiro mês de gravidez
Os sangramentos são menos comuns nessa fase. Depois do quinto mês, eles podem ser o sinal de um problema conhecido como placenta prévia. Isso acontece quando a placenta, o órgão responsável pela oxigenação e alimentação do feto, se fixa no lugar errado, geralmente perto do colo do útero, e não na parte média, como é o normal. “É algo raro, mas traz complicações para a gravidez. Por isso, deve ser diagnosticado o quanto antes”, explica o médico Alexandre Pupo. Ele diz que, nessa situação, o sangramento é abundante, de cor vermelho-vivo e não vem acompanhado de cólica.

A partir do sétimo mês
No final da gravidez, o risco é outro tipo de hemorragia: o descolamento prematuro da placenta. “É mais comum após o sétimo mês e em gestantes com pressão alta. Tem como sintomas, além do tom de sangue vermelho-vivo ou escuro, cólicas fortes e contrações persistentes”, afirma Pupo. A situação é grave e deve ser tratada com urgência.

No nono mês, acontece o sangramento mais esperado. É o que ocorre durante o trabalho de parto, juntamente com as contrações, quando o útero se rompe “Nessa hora, a mulher já está acompanhada do médico, que toma todas as providências”, diz Pupo.

Relação sexual e hemorroidas
Durante toda a gestação Dois outros sangramentos são comuns na gravidez, mas nada têm a ver com o desenvolvimento do bebê. São eles:

 - Hemorroidas: dificilmente é confundido com aborto, já que ocorre a partir da região anal. “Frequente entre as grávidas devido ao aumento de fluxo sanguíneo na pélvis, tende a se agravar no final da gravidez por causa da compressão sobre as artérias da região. Se a mulher perceber sangue nas fezes ou ao se limpar com o papel higiênico, deve procurar o médico”, aconselha Pupo. O problema também tem como sintoma dor ao evacuar.

- Sangue durante ou após a relação sexual: esse sintoma está relacionado a três causas principais. Uma delas é a infecção vaginal. “Se a mulher estiver com o problema, o pênis pode machucar a parede da vagina”, explica Pupo. Feridas no colo do útero, de origem hormonal ou decorrente de alguma doença, são outro fator de sangramento. E o terceiro tem a ver com a intensidade da relação: os movimentos bruscos podem causar traumas na entrada da vagina. A posição de quatro pode ainda provocar uma hemorragia. É que o movimento do pênis costuma causar um acúmulo de gás na vagina, levando, em alguns casos, ao rompimento do seu fundo”, conta Pupo. É importante saber que, nas três situações, o sangramento acontece durante ou imediatamente após a relação. Nunca dias depois do sexo.  

bebe.abril.com.br

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mãe de MENINA




Um dia sonhei …
Quero ser mãe de uma menina que ande de marias-chiquinhas
pela casa empurrando um carrinho de bonecas,

Que trombe nos móveis às risadas,
Brinque com meus sapatos de salto,
Faça roupinhas para suas barbies descabeladas.
Quero ser mãe de uma garotinha
que fique com as bochechas coradas de correr.

Que suba em árvores…
uma moleca bonitinha, que coma fruta do pé e limpe a boca na manga da blusa de crochê,
Que tome sopa fazendo barulho sem querer.
Quero ser mãe de uma menina de lindo olhar,
Que ria escondido,
Que pregue peças,
Brinque de vídeo-game,
fique brava quando perder
E quando tiver de tomar bronca, que saia a correr descalça pela casa,
Que goste de sorvete com chantili.
Que seja a primeira da classe e seja elogiada por isso, a danadinha.
Quando adolescente, que chore vendo um filme,
Que ganhe seu primeiro sutiã,
Que escove os cabelos para dormir,
Que queira namorar e sair,
Que chore no meu ombro a primeira decepção,
Que peça permissão para chegar de manhã,
Que quando mulher, saiba que não é facil ser mãe…
mas tenha a mesma sorte que eu: seja mãe de uma menina!"




Autor desconhecido 
___________________________________




Olá pessoal! 
Estou transbordando de felicidade pois hoje foi tirada as minhas dúvidas!
Na consulta com o GO, ele me confirmou finalmente o sexo do bebê!
E para o meu espanto, minha intuição estava 100% certa!!!!!!!
É A MINHA YUKARI-CHAN QUE ESTÁ A BORDO!!!

Durante essa semana tenho ido frequentemente ao médico devido a infecção que estava voltando, e a um problema que apareceu nas minhas maos desde o ano passado,como uma alergia!
A alergia que tratei por 1 ano pensando que fosse micose,na realidade é um tipo de alergia a produtos químicos, e certos alimentos também!Ou seja, o unico remédio é usar luvas na hora da faxina e de ir pro fogão!
Já odeio cozinhar, agora ter que fazer isso usando luvas,ninguém merece! 
Fui medicada com relação a infecção e também fiz um exame para saber certinho que tipo de fungo esta me perseguindo...Dia 10 recebo o resultado!!!
 Em casa,fui passar a pomada(vaginal) que a médica me receitou, e notei um sangramento. Entrei em desespero CLAAARO!
Já era tarde da noite, somente por isso não fui correndo para a maternidade! Resolvi esperar para ver se o sangramento iria continuar, e graças a Deus isso não aconteceu!
Hoje meu GO me afirmou que o sangramento foi devido a inflamação do utero(ou do colo do utero,sei la rsrs), devo ter colocado o aplicador muito fundo!   =/
Hoje na clinica tratei de comer muuuito chocolate pra ver minha bebê pulando, bem agitadinha,mas não adiantou muito não. Ela estava quietinha e toda apertadinha(tadinha)... Já ta tãaaao grande que agora tem que ficar encolhidinha!rsrsrs
Eu nem acreditei quando o médico me disse que era menina, fiz ele confirmar 2x!!!
Meu esposo queria tanto menina,e eu também claro. Acho que a maioria das mulheres querem menina! Culpa da infancia, desde pequenas somos acostumadas a cuidar de bonecAs...
Bom, o fato é que minha Yuyuzinha está bem,escutei seu coraçãozinho e a vi em todos os angulos. Dessa vez ela quis aparecer de perninhas abertas rsrsrs  Acho que é porque já esta apertadinho a casinha dela rsrsrsrs
Tão grande,tão forte, tão linda a minha menininha!!!  

Venha ao mundo com muita saúde, meu amorzinho!
Que Deus continue nos abençoando!!!
Mamãe te ama demais!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O calor e as Gestantes

Ora,fala sério. Que calor infernal!!!

Sempre fui de me incomodar muito com o calor, mas agora que estou gestante(grande) me sinto muito pior!!!
Pensando na minha infecção(por fungo)que estou desde o inicio da gravidez tentando tratar, e no quanto eu tenho dificuldade em me hidratar,resolvi dar uma olhada na net sobre o calor e nós gestantes!!!

Tirando o fato de que minha internet móvel é uma Por#@# , vou postar aqui oque andei lendo sobre o assunto nas poucas paginas que consegui abrir!!!  Por@&¨* de internet móvel!!!
Se antes eu ja estava me esforçando para me hidratar ja que quase não bebo agua mas sim refrigerante e usar roupas mais leves,dando prioridade as saias e vestidos assim como as calcinhas de algodão, agora que lí esses artigos que irei postar aqui é que irei tomar maaaaais cuidado ainda!!!
Hoje em especial, o dia esta mais quente doque nesses ultimos dias...Oque tem me deixado de boca seca a todo momento. Acho que é o meu corpo me avisando que esta precisando de mais agua hauhauah então um copo de água fresca repousa ao meu lado enquanto repasso essas informações a vocês também,meus tímidos/fiéis leitores!!!
Muuuita atenção as dicas, são de extrema importancia! EU GARANTO!Talvez assim, vocês gestantes não sofram dessa bendita infecção a qual estou sofrendo!!! Vamos evitar maiores transtornos pq toda gestante merece curtir esse momento que é SÓ SEU!!!
____________________________________






Durante as altas temperaturas, gestantes devem evitar efeitos nocivos do sol e privilegiar alimentação leve

Se para qualquer um, os dias quentes de verão exigem maior proteção e hidratação da pele e do organismo, para as gestantes, a preocupação deve ser redobrada.

 “A mulher abriga um ser em formação, por isso é preciso ter boas condições físicas para o bem-estar do bebê”, ressalta o obstetra Talvanes Ferrari Parizio, do Hospital Belo Horizonte.

Os cuidados envolvem a;
* hidratação,
*a alimentação,
*a higiene pessoal,
*o uso de cosméticos
 *de roupas apropriadas,
*bem como a redução à exposição aos raios solares
* ida a piscinas e praias.

O primeiro passo para manter a saúde, durante a estação, é se hidratar.
Além de deixar a pele mais bonita, a hidratação contribui para a regulação da temperatura corporal.
A água é primordial, mas a gestante pode ingerir também sucos e chás gelados, e não deve abrir exceção para o refrigerante, que causa celulite e leva ao sobrepeso. (Já parei!)

Outro passo é evitar os efeitos nocivos do sol, pois gestante e raios ultravioletas não combinam. No período gestacional, a pele da mulher tende a estar mais esticada, o que potencializa os danos causados pelos raios, como queimaduras, insolação e desidratação.
 A indicação é evitar exposição entre 9h e 17h. O uso do filtro solar com alto fator de proteção é obrigatório, mesmo quando ela estiver na sombra ou em dias nublados.

Devido à umidade, principalmente nas partes íntimas e nas dobras da pele, é preciso muito cuidado para evitar infecções na pele; crescimento de fungos, como os que causam a cândida, e as micoses. Talvanes aconselha que, ao ir ao banheiro, o melhor é se lavar em detrimento do uso de papel higiênico. “É necessário secar rigorosamente a região. O papel é mais abrasivo e, quando fica algum resíduo, é mais propícia a proliferação de gérmens e fungos”, diz.

Para evitar os danos causados pela transpiração e o suor, uma boa pedida é o uso de roupas de algodão em detrimento de peças sintéticas, que retêm o calor. “Já o algodão absorve e dissipa o calor. As mulheres devem usar roupas confortáveis e adequadas ao tamanho, de acordo com a idade da gravidez”. Porém, os cuidados com as roupas vão além da escolha do material. Ao lavá-las não deixe nenhum resíduo químico de sabão ou de amaciante.

Ao irem a praias e piscinas, as grávidas devem se proteger ainda mais, pois esses locais são propícios ao crescimento de fungos e bactérias. Elas devem sempre se sentar em toalhas, evitando o contato direto com a areia, bancos e piscinas. Como ficam mais sensíveis, podem se contaminar mais facilmente. Se o contágio é facilitado, o tratamento pode ser mais complicado, porque elas não podem tomar todos os medicamentos.

LEVES

Para ter um verão agradável e saboroso, as gestantes devem ter bastante cuidado com a alimentação. Devem privilegiar as saladas, frutas e verduras e evitar combinações e pratos muito exóticos. O sal deve ser usado com parcimônia, já que o condimento provoca retenção de água no espaço intracelular, o que pode resultar em edemas e inchações.

O calor é bastante desconfortável e, principalmente na gestação, pode levar à dilatação de veias e artérias. “Por isso, a tendência das gestantes é a queda de pressão. Muitas vezes, elas têm tonturas e desmaios. Já a pressão alta está ligada aos meses de inverno.” Para evitar o desconforto, no verão, é melhor procurar ambientes ventilados.

Grandes inimigas da beleza facial, as manchas do rosto tendem aparecer principalmente no verão, dada à exposição aos raios solares. “As grávidas estão com os hormônios à flor da pele, por isso aumentam as chances de aparecerem os cloasmas gravídicos, aquelas manchas marrom ou mais escuras. Elas são mais difíceis de serem tratadas.

Então, quanto menor o efeito do sol, mais fácil a recuperação”, alerta Talvanes. O conselho é proteger colo, braços e rosto. As limpezas de pele estão liberadas, mas não é indicado fazer tratamentos como esfoliação ou qualquer outro que tenha produtos a base de isotretinoína e derivados – comum no combate a acnes. Com esses cuidados, a gestante poderá curtir todo o verão de forma saudável e agradável.

PISCINAS, SAUNAS E PRAIAS

• Procure sempre forrar com a toalha os locais onde for se sentar
• Evite contato direto com locais úmidos
• Evite contato com a areia que pode estar com fezes de animais

COSMÉTICOS

• Não faça nenhum tratamento com produtos que tenham isotretinoína e derivados

CUIDADOS COM O SOL

• Use sempre protetores solar com alto fator de proteção, mesmo na sombra ou em dias nublados
• Procure lugares arejados

HIDRATAÇÃO

• Beba bastante líquido. Preferencialmente água, mas também sucos e chás gelados. Evite, porém, tomar refrigerantes, que causam celulite e resultam em ganho de peso.

ALIMENTAÇÃO

• Dê preferência a saladas, frutas e verduras
• Evite comidas pesadas
• Em locais duvidosos, procure tomar água mineral
• Use o sal com parcimônia
• Não coma comidas estranhas e pesadas
• Não coma carne nem peixe crus

HIGIENE

• Ao ir ao banheiro, prefira lavar e secar bem as partes íntimas, em vez do papel higiênico
• Mantenha seca as partes íntimas e as dobras da pele para evitar fungos e bactérias
• Ao lavar as roupas retire os resíduos químicos do sabão em pó e amaciantes

ROUPAS

• Use roupas de algodão em vez de peças sintéticas
• Procure usar peças confortáveis condizentes com o tempo de gestação

Fonte: obstetra Talvanes Ferrari Parizio, do Hospital Belo Horizonte


___________________________---


Mais dicas;


Dicas para o conforto das grávidas no calor

Vi essa lista de dicas para grávidas no UOL e resolvi publicar na integra aqui. Acredito que ela vai ajudar bastante muitas gestantes por aí:

Toda gestante sabe como o verão pode ficar insuportável. Descubra algumas sugestões para aliviar o desconforto nessa época do ano

1- Controle o ganho de peso e tente se manter na média de um quilo por mês. Quanto mais você engordar, mais calor vai sentir. O aumento que ultrapassa 12 quilos no final da gestação é sinal que a mulher engordou mesmo, ou seja, ganhou gordura. E ela forma uma capa que funciona como um tipo de cobertor, aquecendo o organismo. Além disso, quanto mais gorda, mais rápido alguns órgãos trabalham. (PESO OK, JA ENGORDEI TUDO OQUE PODIA ENGORDAR ANTES MESMO DE ENGRAVIDAR RSRS)

2- Tome um banho apenas morninho. Mas evite o banho frio, que pode provocar cãibras.(GRAÇAS A DEUS AINDA NAO TIVER CAIBAS,APENAS 1X NESSES 4 MESES,E QUANDO ESTOU EM CASA, 2 OU 3BANHOS NO MINIMO)

3- Beba dois a três litros de líquidos por dia.(TO TENTANTO, TO TENTANDO)

4- Coma frutas como melancia, e melão, geladinhas, diminuem a sensação de calor. Tente uma salada de frutas.(A.D.O.R.O. FRUTA GELADA,PRINCIPALMENTE MELANCIA)

5- Evite comidas com muita gordura. Elas fazem seu organismo trabalhar mais para digeri-las, aumentando a sensação de calor. Prefira saladas com folhas cruas. Sopas frias, como o gaspacho, também são uma ótima opção.(ISSO SIM VAI SER DIFICIL )

6- Escolha roupas arejadas de algodão e evite tecidos sintéticos que dificultam a transpiração.(OK)

7- Faça exercícios de relaxamento dentro da água.(FUTURAMENTE NAS AULAS DE HIDRO,TENHO ESPERANÇAS DE INICIAR EM BREVE)

8- Opte por calçados abertos. Tênis e meia esquentam demais o pé.(OK)

9- Deixe as compras para os dias mais frescos e fuja de lugares muito cheios.(TO TENTANDO)

10- Se tiver cabelo longo, mantenha-os presos sempre que puder.(OK)

11- Carregue na bolsa um spray de água termal, vendido em farmácias e perfumarias. Borrife sobre o rosto e pescoço.(CHIC D+PRA MIM)

12- Se você estiver usando meias de compressão, coloque-as dentro de um saquinho no congelador na hora em que entrar no banho. Ao sair do banho, vista-a. Verá que a sensação de calor é bem menor.(NAO USO)

13- Aplique cremes à base de cânfora ou hortelã nos pés e nas pernas. Eles deixam uma sensação geladinha. Mas converse antes com seu ginecologista para ver se não há risco de alergias.(FRESCURA D+PRA MIM)

14- Molhe o rosto, o pulso e a parte de trás do pescoço no decorrer do dia com água fresca.(PREFIRO O BANHO,MAS NO TRABALHO NAO TEM JEITO...)

15- Na hora de escolher um hidratante, prefira os menos oleosos, que dão uma sensação maior de refrescância.(OK)

16- Muitas gestantes abominam qualquer tipo de perfume mas outras têm uma tolerância maior e gostam de se sentir cheirosinhas. É importante escolher fragrâncias refrescantes, o que vale também para os cosméticos. Alecrim, hortelã e menta. Evite perfumes muito concentrados. (COM CERTEZA).
______________________________________________________________

domingo, 22 de abril de 2012

17 Semanas de Gestação

Booora iniciar essa nossa 17ª semana???rsrs

Como ainda esta no início, não tenho muito oque dizer sobre sintomas...
Ando um pouco agoniada com o tamanho da minha barriga, e olha que ainda estou com 4 meses e pouco  =//
Meu andar também mudou, estou me sentindo afobada, grande...
Já não consigo mais evitar, enquanto estou em pé ou andando, a mão esta na barriga, fazendo um carinho na bebê, me certificando que esta tudo bem, como se ela estivesse sobre a proteção dos meus braços!kkkkkkkkkkkk

Meu ritmo diminuiu, ando devagar, cheia de calma... O resto do mundo q se exploda!!!rsrs

Passei o fds todo tomando muito suco ou água, risquei o refrigerante do meu cardapio!!!
Como comentei no post anterior, comecei a sentir novamente os sintomas da infecção. =(
Comecei a sentir aquela ja conhecida coceira infernal... Mas resolvi seguir os conselhos de algumas amigas e fiz o tal banho com agua e vinagre branco!
Não sei dizer se foi o banho ou a quantidade de líquidos que ando tomando nesses 2 ultimos dias, mas dor ou coceira já nao sinto...Oque ainda persiste são as diversas idas ao banheiro(muitas mesmo), assim como um corrimento branco. Segundo andei lendo, é normal o corrimento branco durante toda a gestação, assim como é normal também as varias viagens ao banheiro...Mas por via das dúvidas,vou ao médico novamente amanha( segunda-feira) para ter outra conversa com o GO!!!    =/

Estou curtindo muito esse momento, deitada de barriga pra cima,sinto certinho o pé da barriga esticadinho e bem maior que antes!!!Muuuuito booom!!!
Fico apalpando na tentativa de sentir o bebê mechendo, mas ainda esta cedo, dizem que com umas 20 semanas ja é possivel sentir os chutes com as maos! ^^
Tem dias que a bebê bagunça na barriga da mamãe, mas tem dias que ela fica quietinha!!! rs
Ela não gosta muito quando eu fico em pé, andando. É quando eu mais sinto ela chutando!rsrs

Venho sentindo muitas dores lombar  =/  seja sentada,seja em pé, arrumando a casa...Outro assunto a tratar com o médico!!!

O calor aquí no Amazonas anda dificil de aguentar... Domingão em casa é o dia inteiro tomando banho, preparando suco geladinho, chupando sorvete...rsrsrs
Gostaria tanto de morar em um lugar menos quente, sinto muita saudades dos invernos no Japão(onde morei alguns anos)...
Porém, o Amazonas tem suas maravilhas!!! ^^

Bom,agora chega de lero-lero!!!
Vamos falar sobre o bebê!!!
 ___________________________________________



  Tem apenas 12 cm e pesando algo em torno de 100 gramas. , mas seus bracinhos e suas pernas já estão suficientemente longos para se mexer com agilidade. Isso não é motivo para preocupação. O cinto de segurança do bebê está firme. O cordão umbilical, que o mantém ligado à placenta, ficou mais resistente e fino. O corpo do seu pequeno ganha, agora, mais tecido adiposo, células gordurosas que vão ajudar a manter a temperatura dele equilibrada. A pele parece menos transparente. No entanto, os vasos sanguíneos ainda são visíveis.
 Além da lanugem, o corpo do seu bebê também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele do seu bebê.

A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebê, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebê.
E como toda criança gosta de se destrair brincando, não será diferente com o seu bebê, que a essas horas já deve estar brincando com o cordal umbilical, segurando-o, agarrando-o e puxando-o com toda a sua forcinha, mas não se preocupe, pois ele não segura por muito tempo, por isso não há motivos para se preocupar e muito menos brigar com ele! Afinal não acontece nada que possa prejudica-lo.
Outras habilidades que o seu bebê está aperfeiçoando nesta semana incluem o reflexo de sucção e deglutição, que permitirão que o seu bebê alimente-se com maior facilidade.
O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada.



......................................
Pequenos trechos de varios sites!




Beijinhos especiais para todos os leitores!!! Muito obrigado pela companhia!!!!





sexta-feira, 20 de abril de 2012

Corrimento na Gravidez

Ter um corrimento na gravidez é normal pois esta é uma fase onde ocorrem várias alterações hormonais que podem gerar um corrimento de cor clara e sem cheiro, que não faz mal para a mulher nem para o bebê.
Já um corrimento de cor amarelada, esverdeada, acinzentada ou marrom, com mau cheiro e que venha acompanhado ou não de outros sintomas como coceira e ardor ao urinar ou durante a relação sexual pode ser um quadro mais perigoso e a grávida deve procurar o obstetra o mais rápido possível, pois ele pode estar afetando negativamente o bebê.
*Durante a gravidez o corrimento mais comum é o branco, tipo leite coalhado, sem cheiro, que pode ou não ser acompanhado de coceira vaginal, este é causado pela Cândida e é gerado devido a uma baixa no sistema imune, uma situação normal durante a gravidez, que pode ser tratado com a toma de Fluconazol via oral ou em forma de pomada.
*Outro tipo de corrimento comum na gravidez é o corrimento de cor amarelada com cheiro de peixe cru, este é causado por uma vaginose bacteriana e também dever ser tratado com a toma de medicamentos permitidos para grávidas.
O corrimento mais grave durante a gravidez é o corrimento marrom, tipo borra de café, que pode representar uma perda sanguínea. Se a grávida observar isto deve imediatamente entrar em contato com o seu médico para uma avaliação minuciosa e iniciar a terapêutica rapidamente.
Caso a grávida não trate o corrimento a infecção pode piorar e gerar complicações como o parto prematuro, ruptura da bolsa ou infecção pós parto, por exemplo.

16ª Semana de Gestação


 Boa noite pessoal!
Sei que ando sumida #Sorry
Voltei para o trabalho e tenho tentado não faltar (apesar dos vômitos).
Tenho chegado em casa muito cansada, e fico mais ainda dpois de lavar roupa,preparar jantar,dar atenção pro maridão...ver a minha novelinha!rsrsrsrs
Acabo não tendo tempo para atualizar!!!
Com 4 meses, tive que retornar ao médico por causa da infecção que grudou em mim e não me deixa mais...
Ele brigou comigo pois prolonguei o tratamente(na intenção de me garantir acabei tornando o fungo mais forte).
Me passou pomadas,remedio p tomar e um banho p preparar em casa...
Confesso que tive alergia certa noite,só ainda não sei se foi da pomada ou do tal banho =(
Continuei apenas no comprimido e na pomada interna!!!
Essa semana foi boa, me senti bem melhor apesar de achar que a infecção estava demorando para se desfazer!
O problema é que não é qualquer remedio que posso tomar,estando gravida!!!   =/
Bom,fiz o tratamento como indicado por 7 dias!
Mas sinto informar que infelizmente não estou #curada!
Ao término da 16ª semana de gestação, os sintomas da infecção iniciaram novamente!
Vontade de fazer xixi a cada meia hora!!!!
Corrimento(branco e sem cheiro).
Ardencia
Logo irá aparecer uma coceira infernal, um corrimento tipo nata de leite,entre outros sintomas desagradaveis os quais ja estou me acostumando e aprendendo a reconhecer logo de inicio...
Para o meu azar, hoje (sexta-feira 20/04/2012) me senti muito mal no trabalho, fiquei na enfermaria por horas após o almoço, não consegui uma liberação para ir ao meu GO ainda hoje por falta de informação, para piorar amanha é feriado! Terei que aguentar esses incomodos ate segunda-feira!
Com relação aos enjoos, já estão quase sumindo,seu pico é durante a manhã quando o estomago está totalmente vazio!
A semana tem sido marcada pela AZIA, nunca senti tanta em toda a minha vida!!!
A vezes tem me acompanhado o dia todo, hoje mesmo venho sentindo azia desde o cafe da manha...
Os antigos diziam que mulher gravida com muita azia era porque o bebê iria nascer cabeludinho!!!
Já pensou, minha pojonesinha cabeludinha!!! Oiiiiiin fofura  *--*

Caaaalma que ainda não acabei de contar as novidades dessa semana!
Venho sentindo minha pequena Yukari-chan chutar!!!!!
Pois é,tenho QUASE certeza que ela ja esta me chutando com muito mais força doque antes porque agora estou sentindo um incomodo no pé da barriga,as vezes do lado direito,as vezes do esquerto, geralmente quando estou andando ou me movimentando muito!!!
Sinto algo como se ela estivesse se espreguiçando dentro de mim, é como se ela se esticasse por alguns segundinhos e depois voltasse a se encolher rsrsrsrs
Será que é ela ou é o útero aumentando?!?!?! Eita dúvida!!!Prefiro acreditar que é ela já participando mais do meu dia-a-dia!rsrsrsrsrs
Outro dia também notei que minha blusa estava molhada(peito vazando colostro) =/
De primeiro momento entrei em pânico(tudo que não entendo ultimamente tem me causando pânico),estava na fabrica quando resolvi ir ao banheiro,me olhei no espelho e vi aquela pequena mancha na blusa...
Meu medo era que fosse continuar vazando, aparentemente estava tudo ok, chegando em casa notei uma fina camada meio branca sobre a Aréola(é,estava vazando mesmo!)
Hoje porém já não persebi isso!!!Estranho né?!?!?!?!

Bom, vamos ver agora um post que estou repassando para vocês sobre o 4º mês de gestação!!!
Achei encantador!!!!! Lí diversas vezes durante essa semana, espero que gostem!!!
BEIJINHOS NO CORAÇÃO DE CADA MAMÃE OU TREINANTE AQUÍ PRESENTE!!!!
E um aperto de mão forte e seguro aos papais ou futuros papais que esta interessados no tema de hoje!!!
MUUUUITIIIISSIIIISSIIIIISSSIIIIMO OBRIGADO PELA COMPANHIA!!!
______________________________














Nesse período, compreendido entre a 13ª semana lunar e a 16ª, o corpo do feto está completamente formado, e cada vez mais proporcional. Além disso, seus olhos e orelhas assumem posições definitivas.

Seu comprimento, na 13ª semana, é de aproximadamente 73 milímetros e o peso, 20 gramas. Ao fim da 16ª, ele terá mais ou menos 115 milímetros e 85 gramas.

As pálpebras estão significantemente desenvolvidas, assim como o pescoço, as cordas vocais, a laringe, o esqueleto e muitos dos seus órgãos internos. Ele já é capaz de fechar as mãos e, surpreendentemente, seus dedos já apresentam as impressões digitais. Surge o lanugo (uma espécie de penugem que protege o corpo), assim como as sobrancelhas e cabelo. As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer.

Os órgãos genitais ficam evidentes, fazendo com que seja possível a identificação do sexo da criança. Ela também passa a controlar muitos de seus músculos voluntários, iniciando seus primeiros movimentos. Graças aos músculos involuntários, pode também soluçar. Nestas semanas, também, o bebê apresenta diversas expressões faciais; e está mais receptivo a estímulos luminosos, sonoros, etc.

Quanto à mãe, aparecem alguns grânulos nos mamilos, mais especificamente na auréola, denominados tubérculos de Montgomeri. Eles (mamilos) se apresentam mais escurecidos; e as mamas, consideravelmente maiores. É nesse período que o colostro, substância rica em nutrientes e anticorpos, costuma ser formado.
No que diz respeito ao tamanho da barriga, ele é variável. Pode ser que ela já esteja acentuada, ou não. No entanto, nessas semanas, ela costuma crescer com maior rapidez e, por esse motivo, o abdome pode ficar dolorido.
A mulher engorda um pouco mais. Em contrapartida, sua irritabilidade diminui, assim como os enjoos; e a libido tende a retornar. Os músculos e as articulações ficam mais relaxados, graças à ação de um hormônio de nome sugestivo: a relaxina.
Corrimentos (leucorreia) são comuns, mas precisam ser analisados pelo ginecologista. Outros sintomas que podem incomodar são: salivação excessiva, aceleramento cardíaco, coceira na pele, congestão nasal e, em alguns casos, sangramento do nariz. Todos eles são perfeitamente normais.


Alimentação da gestante:
Nessa fase, graças ao processo de desenvolvimento do esqueleto do bebê, a demanda por cálcio é significativa. Assim, a gestante não deve se esquecer de alimentos como o leite e seus derivados, espinafre, brócolis, couve, agrião, amêndoas, gergelim e aveia.
Como a criança também cresce bastante nessa época, uma dieta equilibrada se faz ainda mais importante; assim como a ingestão de água e outros líquidos.


Importante:
Como a barriga tende a aumentar bastante, talvez dormir se torne uma missão quase impossível. No entanto, algumas medidas, como dormir de lado (preferencialmente sob o lado esquerdo do corpo) ou se rodear de travesseiros, podem ser alternativas que ajudem nesse sentido.
O estiramento da pele, em razão do aumento das medidas, pode propiciar o surgimento de estrias. Assim, para evitá-las, é importante hidratar bem as regiões mais suscetíveis a esse problema, como quadris, barriga e mamas. Quanto a esta última parte do corpo, como cresce muito nessa fase, o uso de sutiãs firmes e confortáveis é recomendado.
As varizes também podem surgir. Assim, usar meias elásticas, evitar salto alto e calças apertadas, descansar as pernas vez ou outra, e praticar exercícios leves; são boas medidas preventivas.
Além disso, caso ande de carro, a gestante não pode se descuidar do cinto de segurança. Para tal, ele deve ser colocado tal como mostra a figura:

Quarto mês de gestação: como colocar o cinto de segurança.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Meu mundo agora é Rosa!!!

Oba, mais um dia de comemoração!
Hoje estamos completando nossa 4º mês juntinhos meu amorzinho!!! Ou melhor, minha princesinha! ^^
É isso aae geeenteeeeee!
MENINA!
"Meu mundo agora é ROSA!

Calma,vou contar tudinho!
Fiz 2 US em 2 médicos de clicas diferentes!
Ambos falaram a mesma coisa!
"Parece que é uma menina!"
Porém também resta dúvidas pois ainda é cedo! Ou seja, 2 semanas para tentar ver o bebê novamente e confirmar se é mesmo a minha linda Yukari a bordo...  =D


Confesso que estou ansiosa! (nem precisava confessar!rsrsrs)
Porém agora um pouco menos doque antes!!!

Espero ansiosa pelo dia 27 quando terei uma nova consulta com o GO onde ele ira realizar outra US!!!

Nos resto, retornei ao trabalho.
Ainda estou sofrendo(SOFRENDO,SOFREEEENDO MUUITO) com a infecção que peguei pela 3ª vez desde que engravidei!!!!!
Essa semana também esta sendo marcada pelos vômitos(pois é,infelizmente estão de volta).
Dores de cabeça... Não tão frequentes o quanto eu imaginava, porém mais presentes doque antes!
Os seios ja estão menos sensiveis!
Azia (muuuuuuita azia) Basta comer alguma coisa, e já era!Lá vem a bentida azia novamente!rsrs
A barriga ja está grande!Já não dá mais para esconder a gravidez com roupas largas...
Durante o dia de hoje,senti algo estranho no pé da barriga. Não era o bb pulando ou chutando...Era mais como um "peso" extra...Como se o bb estivesse mais baixo...Estranho!
Dor lombrar! E cooomo dói.afff
Sono, muito sono!!!Preguiça...Muuuuita preguiça!rsrs

Falando em preguiça, apesar da novidade quentiiiiissiiimaaa que vim trazer, estou caindo de sono! Vou me retirar, terminando assim esse post...
Amanhã estarei de volta!!!
Um ótimo final de semana!!!


domingo, 8 de abril de 2012

Infecção por Cândida.

Ando meio preocupada com infecções que são tão comuns em nós gestantes!
Nessas minhas 15semanas,ja precisei ser medicada 2x devido a esse incomodo...   =/
Fiz diversas perguntas a uma GO que encontrei na net e tenho conversado bastante com ela sobre as minhas diversas duvidas, aguardo ansiosa as respostas para poder enriquecer ainda mais esse post!!!
Matar a minha curiosidade e poder informa-las melhor sobre esse tema! ^^
Enquanto aguardo a resposta da Dra. aproveito para postar aqui uma leve pesquisa sobre o assunto...
Boa leitura!
_______________________



Infecção por cândida (candidíase) na gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil (Clique aki )

Estou com corrimento. Pode ser candidíase?

É normal ter mais corrimento vaginal na gravidez, desde que ele não tenha cheiro forte e não seja grosso.

Veja quais são os sintomas da candidíase:

  • secreção vaginal densa, branca e cremosa

  • coceira, ardor ou vermelhidão na região da vagina e do ânus

  • dói na hora de ter relações sexuais

  • arde na hora de fazer xixi


Como se pega candidíase?

As infecções vaginais são bem comuns na gravidez. A candidíase é causada por um minúsculo fungo chamado Candida albicans. Esse organismo vive no trato intestinal dos homens e das mulheres, e em quase um terço das mulheres ele também aparece na vagina.

A questão só vira problema quando sua quantidade ultrapassa a de outros microorganismos rivais. Durante a gestação, a região vaginal é rica em glicogênio, uma substância que promove o crescimento desse fungo -- daí uma mulher grávida ser dez vezes mais suscetível à candidíase do que quando não está esperando bebê.

Dá para tratar a candidíase por conta própria?

Se achar que está com candidíase, avise seu médico. Ele provavelmente vai receitar algum supositório vaginal em forma de óvulos ou creme vaginal adequado para seu estágio de gravidez, o que amenizará a coceira e a irritação na área. Não use nenhum medicamento no local sem antes ter falado com o ginecologista/obstetra.

Se a candidíase aparecer nos primeiros três meses de gestação, é possível que o médico não queira usar nada. Veja algumas sugestões para ajudar a aliviar os sintomas:

  • Coloque compressas frias de chá de hamamélis ou camomila na área, ou ainda gelo.


  • Iogurtes naturais ou bebidas com lactobacilos vivos pode ajudar a recuperar o equilíbrio microbiano da flora vaginal, embora haja certa polêmica quanto a sua eficácia. Como são produtos inofensivos, você pode tentar. Outra possibilidade é passar um pouco do iogurte na região afetada.


  • Use calcinhas de algodão e evite calças apertadas.


  • Evite usar protetores de calcinha perfumados.


  • Diminua o uso de sabonetes, mesmo os íntimos. Lave só com água ou chá de camomila.


  • Experimente dormir sem calcinha e de camisola, para a região respirar melhor.


  • Não fique muito tempo com o biquíni molhado e evite banhos de imersão quentes.

A candidíase afeta o bebê?

Não. A infecção por cândida na mãe não prejudica o bebê. Se você ainda tiver candidíase no momento do parto, há uma pequena chance de contágio quando a criança passar pelo canal vaginal.

A infecção por cândida em recém-nascidos provoca feridinhas brancas na cavidade oral do bebê (o chamado sapinho), e o problema pode, por sua vez, ser transmitido para os seios da mãe. Isso causa sensibilidade na área e pode atrapalhar a amamentação. A infecção por cândida, no entanto, não é grave e é facilmente tratável.

Talvez você repare que, como muitos outros sintomas, a candidíase aparece e desaparece durante a gravidez. Embora inconveniente e desconfortável, tente lembrar de que ela não vai fazer mal a você ou ao bebê.

Outro detalhe é que às vezes o consumo de alimentos muito ácidos, como frutas cítricas, pode provocar sintomas semelhantes aos da candidíase. Por isso vale a pena evitar um pouco esse tipo de comida quando você apresentar sinais da infecção.


___________________________________________________________________

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Acompanhante na hora do parto

Acompanhante na hora do parto: Um direito da Gestante!  


Lei federal promete estimular a participação de pessoas de confiança da gestante na hora do nascimento do bebê. Essa presença acalma a futura mãe, reduz o tempo de duração do parto, o uso de analgésicos e a indicação de cesarianas
A mulher precisa se sentir segura e confiante para trazer à luz sua criança. A sabedoria de parir faz parte da natureza feminina. Seu corpo detém, instintivamente, esse conhecimento. E, nessa hora, é importante que ela deixe a natureza agir. Segundo evidências científicas, a mais eficiente tecnologia para o sucesso de um parto não foi desenvolvida por nenhum laboratório ou fabricante de equipamentos hospitalares. Na verdade, ela é bem antiga: é o suporte emocional e o apoio que a mulher recebe de um acompanhamente de confiança durante o parto. Essa companhia pode ser do marido, da mãe, de sua irmã, de seu pai, de um filho ou de alguém próximo.
Não é fácil para uma mulher grávida, prestes a ter uma criança, chegar ao hospital — local onde provavelmente nunca esteve e nem conhece as pessoas que lá trabalham —, sentir cheiros estranhos, ouvir vozes pouco familiares e ainda, assim, se sentir segura para deixar seu bebê nascer. É nessa hora que o apoio de um acompanhante pode contribuir para o sucesso desse momento.
Estudos mostram que a presença de alguém de confiança da mãe na sala de parto tende a reduzir as chances de cesariana, as indicações de analgesia e o tempo do trabalho de parto, além de aumentar a satisfação da mulher.
A mulher decide
Pela lei, é direito da mulher dar a palavra final sobre quem deve ficar ao seu lado nesse momento. Afinal, a pessoa que a acompanhará no parto precisa oferecer suporte emocional e fazer com que ela se sinta segura. Na maioria dos casos, quem cumpre esse papel é o marido. Mas não há uma regra. É a mulher que, tendo liberdade de escolha, pode optar pela companhia da mãe, avó ou de uma prima.
Se o marido for o acompanhante, porém, há alguns benefícios adicionais. Já se sabe que é nos primeiros momentos de vida fora do útero que se estabelece o vínculo mãe-filho. Quando o pai está presente, ele participa desse processo e, a partir daí, a dinâmica familiar ganha outra dimensão. Há relatos surpreendentes a esse respeito, como histórias de companheiros violentos que, após testemunhar o parto e o trabalho que sua companheira teve para trazer à luz a criança, mudaram de atitude. E passaram a respeitar a esposa, parando de brutalizá-la.
Poucos sabem que ter um acompanhante antes, durante e após o parto é um direito das gestantes previsto na Lei 11.108, de 7 de abril de 2005 — cuja regulamentação, em dezembro daquele ano, previu seis meses para que os hospitais se adequassem. É importante que as pessoas conheçam esse direito e o exijam. Muitos profissionais não reconhecem essa necessidade e vários dizem que têm dificuldade de trabalhar com mais alguém na sala de parto.
Vários locais não aceitam a presença de acompanhante, alegando questões de espaço que, nem sempre, é adequado — mas isso pode ser contornado com boa vontade. Em outros hospitais, os administradores não querem homens circulando em áreas onde há mulheres em trajes íntimos. Há também os que insistem em acreditar que o suporte emocional proporcionado pela presença de um acompanhante interfere na conduta clínica, embora admitam que os profissionais de saúde estão estimulando atitudes mais humanas e menos rotineiras. Falam até de um possível aumento de infecções hospitalares pela maior presença de pessoas circulando por essa área. Nada disso está provado.
Muitos planos de saúde também não reconhecem o acompanhante da gestante como um direito e a maioria não cobre esse tipo de benefício — ou, quando permite, cobra à parte.
A LEI PELO BRASIL 
No caso da lei do acompanhante, há estados que já se mobilizaram para cumpri-la. Um bom exemplo é Santa Catarina, que realizou um levantamento de seus hospitais, constatando que na metade deles os acompanhantes são acolhidos, mesmo que em tempo parcial. Pernambuco realizou um estudo similar e está copilando os dados. No Amazonas, 60% dos hospitais acolhem acompanhantes e, no Mato Grosso, 80% deles. Minas Gerais idealizou um sistema de informações sobre acompanhante e cerca de metade de suas maternidades (60) utilizam esse indicador. Infelizmente, por esses dados, apenas 21,7% das gestantes tiveram a seu lado um acompanhante de sua escolha. Há muitas dificuldades para a implantação da lei. No Rio de Janeiro, cidade pioneira no estabelecimento de uma portaria municipal determinando a presença de acompanhante (1998), até hoje apenas nove hospitais oferecem essa possibilidade. Em vários locais, as gestantes estão tendo que fazer longas negociações para que os hospitais se disponham a lhes permitir o que é um direito. Essa lei será efetivamente obedecida quando as pessoas se conscientizarem de seu direito e fizerem questão de exercê-lo, auxiliando os governos a enfrentar as resistências.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br de 2007

terça-feira, 3 de abril de 2012

Métodos para Diagnosticar Gravidez

Vamos falar um pouquinho sobre o hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Teste de gravidez / Diagnóstico de gravidez

O método mais confiável para diagnosticar uma gravidez é a dosagem sanguínea de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Como costumamos dosar apenas a fração beta do hCG, o exame de sangue usado para diagnosticar a gravidez chama-se beta hCG (BhCG)

Os níveis de beta hCG começam a subir já com oito dias de fecundação, exatamente após a implantação do ovo (espermatozoide + óvulo) no útero.

Quais valores do beta hCG indicam gravidez?

- Valores de beta hCG abaixo de 5 mIU/ml são negativos, ou seja, descartam gravidez.

- Valores entre 5 e 25 mIU/ml são indefinidos e podem significar gravidez muito recente, quando ainda não houve tempo do hormônio ser suficientemente produzido para ser detectado no sangue. Nestes casos deve-se repetir o teste após três dias.

- Valores acima de 25 mIU/ml são positivos e indicam gravidez em curso.

Durante os primeiros trinta dias, o valor do beta hCG quase que dobra a cada 24-48 horas, podendo chegar até 150.000 mIU/ml na 10ª semana de gestação. Depois disso, o seu valor cai, estabilizando-se ao redor das 10.000 mIU/ml.

O beta hCG é dosado em laboratórios através de exame de sangue. A maioria das mulheres, porém, prefere métodos mais confortáveis, que possam ser feitos em casa e sem a necessidade de agulhas para colher sangue. Por isso, desde a década de 1970 existem testes de gravidez caseiros, os famosos testes de gravidez vendidos em farmácias. São nada mais do fitas que detectam a presença do beta hCG na urina.

Como as concentrações de beta hCG na urina são menores que no sangue, os testes de gravidez de farmácia demoram um pouco mais para ficarem positivos. Enquanto o beta hCG sanguíneo pode estar positivo já no primeiro dia de atraso menstrual, os testes com beta hCG urinário são melhores quando feitos após uma ou duas semanas de atraso, para se evitar falsos negativos. Quanto mais tempo se passar após a concepção, maior será o nível de BhCG sanguíneo e, consequentemente, urinário. Após duas semanas de falha do período menstrual, a sensibilidade dos testes de farmácia chega a 99%.


Teste de gravidez
Teste de gravidez
Em geral, pode-se fazer o teste de gravidez de farmácia já no primeiro dia de atraso menstrual, porém, deve-se ter em mente o risco de um resultado falsamente negativo pela precocidade do exame. Portanto, se o teste de farmácia feito com pouco tempo de atraso menstrual for negativo, é necessário repeti-lo após uma semana, caso a menstruação continue atrasada, logicamente.


Outros métodos para diagnosticar gravidez

Em gestações mais avançadas, podemos identificar o saco gestacional (estrutura que abriga o embrião) a partir da 5ª semana de gravidez através da ultrassonografia transvaginal ou a partir da 7ª semana através da ultrassonografia abdominal.

Por incrível que pareça algumas mulheres só procuram o diagnóstico após fases avançadas da gestação. Às vezes, a gravidez está tão evidente que conseguimos identificá-la através do exame físico. Com doze semanas o útero começa a ficar palpável e após 20 semanas já podemos identificar os batimentos cardíacos do feto com o estetoscópio, assim como perceber seus movimentos através da palpação abdominal.

O diagnóstico precoce da gravidez é importante para se começar logo o atendimento pré-natal. Além do controle da pressão arterial e dos níveis de glicose, o reconhecimento de uma gestação é importante para se evitar ingestão de álcool e medicamentos que possam ser danosos ao feto.

É sempre bom lembrar que o uso correto dos anticoncepcionais confere uma proteção com eficiência maior que 99%. Se você toma a pílula de forma correta, a chance de ficar grávida é quase nula.

Sintomas de gravidez


a) Atraso menstrual

O mais óbvio sintoma de gravidez é o atraso menstrual. Toda mulher em idade fértil, sexualmente ativa, com atraso no período maior que uma semana deve pensar em gravidez.

Todavia, nem todas as mulheres conseguem identificar facilmente um atraso na menstruação. Há mulheres com ciclos ovulatórios irregulares que, às vezes, ficam até dois meses sem menstruar. Outro problema é o fato de algumas grávidas apresentarem pequenos sangramentos cíclicos nos primeiros meses de gestação, levando-as a pensar que trata-se apenas de uma menstruação mais fraca. Também existe a possibilidade de ocorrer um pequeno sangramento durante a implantação do embrião na parede do útero. Essa implantação ocorre normalmente dez a quatorze dias após a fertilização, mais ou menos na época que a menstruação deveria vir, podendo também causar confusão.


b) Náuseas e vômitos

Um clássico sintoma da gravidez são as náuseas e vômitos durante a 6ª e 12ª semanas de gestação. O quadro tende a ser pior de manhã e melhorar ao longo do dia. As náuseas podem durar até a 20ª semana de gravidez.


c) Seios doloridos e inchados

O beta hCG e o aumento do estrogênio e da progesterona promovem uma estimulação das glândulas mamárias, levando ao aumento do volume dos seios, dor local e o escurecimento do mamilo. Em algumas mulheres estas alterações são precoces, enquanto outras só notam modificações nos seios após algumas semanas de atraso menstrual.

d) Cansaço

Mais comum no primeiro trimestre, a fadiga é provavelmente causada pelo aumento nos níveis de progesterona. Mulheres que praticam exercícios regularmente começam a notar uma diminuição na sua resistência, não tolerando a mesma carga de exercícios que fazia anteriormente. Mulheres sedentárias podem ficar cansadas com esforços pequenos, como subir um lance de escada ou lavar louça.


e) Urina frequente

Uma vontade frequente de urinar, normalmente associado à interrupção do sono e à necessidade de se levantar à noite para fazer xixi, é comum. Isto acontece por alterações do sistema renal, principalmente pelo aumento da excreção de sódio (sal).


f) Outros sintomas de gravidez comuns

- Desejos e aversões alimentares
- Mudanças de humor
- Constipação intestinal
- Azia
- Tonturas
- Dores de cabeça
- Dor lombar

Gripe durante a gestação


Resfriado?...Eu tô é "morrendo"!!!lkkkkk
Pensa numa gripe "feia"... No GO hoje, comentei sobre essa gripe e o doutor disse que não pode fazer nada!!! A única solução é apenas LÍQUIDO!
Se água fosse o remédio para as gripes, acredito que ninguém iria "perder tempo" nas filas dos hospitais!!!Rsrsrs
O fato é que tô mal mesmo, tipo de querer chorar as vezes de raiva do meu nariz entupido, das lágrimas involuntarias, do corpo meio mal, da cabeça doendo... afffff   (-.-; )
Amanhã irei novamente procurar por outro médico na esperança de que me ajude a ficar melhor. Me recuso a acreditar que vou ter que ir trabalhar(passar o dia todo PRESA literalmente) naquela fabrica me sentindo tão mal como estive ontem,estou hoje e provavelmente estarei amanha!!!
Bom, por outro lado, essa gripe me fez questionar algo o qual eu não havia nunca parado pra "me perguntar".
"_E o meu bebê? Como a minha gripe pode afeta-lo????"

Encontrei no Site brasil.babycenter informações a respeito!!!
Vale a pena dar uma conferida no assunto!!!
Boa Leitura!!!!

_________________________________________________



Por que agora que estou grávida não paro de ter resfriados?

Seu sistema imunológico fica suprimido durante a gravidez para evitar rejeição ao feto, o que significa que você fica mais vulnerável a infecções como resfriados e gripes.

Uma dieta saudável que inclua muitas frutas, verduras e legumes ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por conter antioxidantes, como a vitamina C, que auxiliam no combate a infecções. Converse com o obstetra para saber se, no seu caso, é recomendável tomar suplementos vitamínicos. Descanse bastante e procure não se estressar demais.

Posso tomar remédios durante a gravidez?

Nunca compre remédios sem antes checar com seu médico se que eles são adequados para gestantes. Muitos deles contêm substâncias que não foram testadas em grávidas e podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê em formação.

Se realmente precisar tomar analgésicos, o paracetamol é seguro (nas doses recomendadas). Evite aspirina porque ela pode afetar o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, assim como, no finalzinho da gestação, alterar o início e a duração do trabalho de parto. Evite ibuprofeno, codeína e outros analgésicos que contenham uma combinação de substâncias.

Procure também não tomar doses excessivas de vitamina C -- não ultrapasse os 60 mg por dia.

Como tratar os resfriados?

Veja algumas maneiras seguras e naturais para aliviar os sintomas:

• Mantenha uma dieta equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes, ótimas fontes naturais de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura.

• Tente fazer uma inalação só com soro fisiológico se seu nariz estiver entupido. Se não tiver um inalador, coloque água bem quente em uma bacia, acrescente duas ou três gotas de óleo de eucalipto ou de menta e, com uma toalha cobrindo a cabeça, aproxime o nariz da solução.

• Para dor de garganta e tosse, prepare um chá com mel e limão.

• Faça gargarejos com água e sal para ajudar nas infecções de garganta.

• Descanse o máximo que puder -- o sono ajuda o corpo a se restabelecer.

• Beba bastante líquido. Os chás são especialmente bons para dar sensação de alívio aos resfriados. Só tenha cuidado para escolher chás de ervas que não contenham cafeína.

• No caso de sinusite, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de manjerona em um lenço e cheire-o com frequência.

• Não deixe de mencionar para seu médico se pretende usar remédios homeopáticos.

Quando devo ir ao médico?

Converse com o médico que faz seu pré-natal se apresentar uma tosse persistente e um resfriado prolongado, já que eles podem ser sinais de uma infecção secundária, a qual precisará de outro tratamento.

Devido à ameaça do vírus influenza A/H1N1, procure atendimento médico se tiver febre. Não espere os sintomas piorarem -- fale com um médico nas primeiras 24 horas, de preferência.

Como posso tratar uma gripe?

Os sintomas da gripe -- febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e perda de apetite -- podem realmente derrubar você durante a gravidez. Beba bastante água, chá e sucos, especialmente se tiver febre, para evitar uma desidratação. Suco de laranja, rico em vitamina C, ajudará a combater a infecção, e chá de mel com limão vai aliviar a dor de garganta.

Quando voltar a ter alguma vontade de comer, procure consumir alguma coisa nutritiva, como frutas, torradas de pão integral ou leite. Descanse bastante e não volte ao trabalho até que se sinta completamente recuperada -- o médico pode ajudar, fornecendo os atestados necessários.

Se estiver demorando para melhorar, vá ao médico para ter certeza de que não há outra infecção. Muitos médicos recomendam que as grávidas tomem a vacina contra a gripe.

A gripe pode afetar o bebê?

Não. Mesmo que você esteja se sentindo bem mal, fique tranquila porque o bebê está protegido do vírus dentro do seu útero. No caso de ter febre muito alta, é bom falar com o médico. Assim como nos resfriados comuns, a dose adequada de paracetamol pode ajudar a aliviar os sintomas.

Descanse, descanse e descanse. Não volte à rotina enquanto não estiver plenamente recuperada.

Vou ter que tomar antibióticos. Eles fazem mal ao bebê?

Há muitos antibióticos que são seguros de se tomar durante a gravidez, mas outros não, então não esqueça de mencionar a qualquer médico que for que você está grávida.

O uso das penicilinas é seguro na gestação, ao contrário das tetraciclinas, que podem provocar anormalidades fetais no início da gravidez e causar descoloração nos dentes de leite e nos permanentes de seu filho se forem administradas no final.

1ª Tentativa de descobrir o sexo do bebê


Gostaria de chegar aquí e apresentar a todos vocês já, um nome definido.
Mas o MÁXIMO que consegui foi um TALVEZ...


Fui buscar os exames e apresenta-los ao médico.
TODOS OK! Graças a Deus!!!


Fiz com ele mesmo um US normal na tentativa de ver o sexo do bebê (já não tenho mais nem unhas pra roer de tanta ansiedade/curiosidade!)
Ele fez o US porém meio que contra a sua vontade, me disse diversas vezes que ainda era muito cedo...Mas fez...


...Que toquem os tambores...
...
Ja no início para causar espanto da mamãe, a posição da vez foi de "cabeça para baixo".
Foi de fato estranho ver o nenem de cabeça pra baixo kkkkkkkkkkk
Vi certinho a coluna dele(a)...
As perninhas...
O cabecao lindo!!!
O BUUUMBUUUUM!!!hehehehe
E as perninhas cruzadas!!!
Isso mesmo, estavam CRUZADAS!!!


O malandrinho(a) dava cambalhotas, e fazia festa na barriga da mamãe...Mas nao descruzou as pernas em nenhum momento!
E olhe que o medico me balançava(ou melhor,balançava as mnhas "banhas" rsrsrs), e nada do bebê se "abrir" pra gente!Rrsrsrsrs
Como dizia o doutor; _Você está MESMO sem moral com o bebê!!!!!rsrsrs

Ele arriscou um palpite; MENINA!
Mas o pouco tempo de gestação,misturada com a posição do bebê(pernas cruzadas) não era nada favoravel para o descobrimento do seu sexo! =(


O jeito é esperar de fato até o dia 20 quando esta marcado a proxima consulta com o outro ginecologista, para ver finalmente o sexo. (Isso se tivermos sorte de o bebê ter se resolvido a descruzar suas belas pernas!!!rsrsrsrsrs ^=^)


Aiiiaiiii, Yukari-chan! Será que é você????









segunda-feira, 2 de abril de 2012

O primeiro chute do bebê!



Estou radiante!!!
Madrugada de Domingo, ja deitada e pronta para dormir, estava eu a conversar com meu esposo quando de repente....
Uma tremidinha...Isso mesmo!UMA TREMIDINHA!!!
Mais parecia um celular vibrando kkkkkkkkk
Confesso que procurei o "tal" celular que jurei ter sentido proximo da minha barriga!hahahaha
De repente a ficha caiu...Logo me lembrei de um comentario de uma amiga do trabalho;Você vai sentir uma tremidinha....rsrs
Ainda comentei com meu esposo; Amor, acho que o bebê chutou!!! 
ACHO...ACHO...ACHO....SERA?
Conversando por mensagens com minha mãe,ela me garantiu que era realmente o bebê! "Oiiin, que lindo"  *--* 
Nessa segunda-feira conversei sobre o assunto com as amigas do trabalho, todas felizes assim como eu!!!!  ^^   FINALMENTE CHUTOU!!!rsrsrsrs

Confesso que nem esto acreditando direito, foi apenas madrugada de sabado para domingo...Ja é noite de Segunda e não senti mais nada...
Ansiosa...Estou super-mega-hiper-ultra-....ansiosa!!!
Quero sentir novamente!!!
Quero saber o sexo!!!
Que decidir logo o nome!!!
Quero comprar logo o berço!!!...
Aiiiiin, são tantas coisas para providenciar...
E eu nem sei ainda se vai ser ELE ou ELA!!!
É obvio que independentemente do sexo, o amor é o mesmo!!!!
Mas ainda sim, aposto que TODAS as mamães ficam ansiosas assim como eu!!!

Hoje recebi uma mensagem da clinica o qual fiz os primeiros exames; Sangue,fezes e urina.
Apos quase 1 mês de atraso, os exames chegaram!
Amanhã mesmo irei busca-los e levar ao médico. E é claro,pedir LOOOOGOOO um ultrasom 3D!
Tenho esperanças de que amanhã ou depois conseguirei ver o meu bebezinho e saber se vou chama-lo de "meu amorzinho" ou "minha borboletinha"!   =D

Deus vai abençoar, e tudo vai dar certo!!!  m(^_^)m
Espero amanhã voltar aquí e ja apresentar a voces, um NOME definitivo!!!! hehehe


Beijux....Ate amanhã!!!!