sábado, 31 de março de 2012

15ª Semana de Gestação

Não sei se oque tenho essa semana é gripe, virose ou alergia de alguma coisa...
Fora isso, fiquei muito feliz com as matérias que li em alguns sites sobre a gestação em sua décima quinta semana! =D
Nessa Segunda-Feira  02/04/2012, iniciamos a nossa 15ª Semana de Gestação, e provavelmente será mais uma semana de batalha no trabalho, e com certeza irei chegar em casa exausta a semana toda e não terei forças para nem ao menos acessar a net, por isso resolvi postar sobre a 15ª semana hoje, 2 dias antes! ^_^;
Realmente fiquei muito feliz em saber das mudanças dessa semana, estou mega ansiosa para sentir o meu bebê pulando,saltando,chutando,empurrando,se contorcendo dentro de mim,rsrsrs.
Sem falar que se tudo der certo,saberemos se estou gerando uma Angelina Jolie ou um Leonardo DiCaprio!rsrsrsrs
Ou  melhor, um Jet Li ( nome artístico de Li Lian Jie, ator chinês especializado em filmes de artes marcial)Ou uma Lucy Alexis Liu (uma atriz norte-americana, filha de imigrantes taiwaneses).huahua Ae é querer d+ não é!kkkkkkkkkkk
Bom,sendo um gato como o papai, ou uma gatinha como a mamãe e vindo com muuuita saúde, ja está de booom tamanho!hehehehehe

Agora mudando de assunto e "caindo na real", vamos ver as mudancas do bebê durante essa semana, com recortes que juntei aquí e alí por onde estava navegando!!!
Boa Leitura!!!!
 _______________________________________________-


Mesmo que você ainda não consiga sentir, seu pequeno hóspede tem soluços com frequência. Isso acontece com todos os bebês mesmo antes de eles respirarem, mas não sai nenhum som, já que a traquéia está preenchida de líquido, em vez de ar.
Embora você provavelmente já tenha engordado entre 2 e 5 quilos, o feto não pesa mais que 70 gramas. Ele tem cerca de 11 centímetros de comprimento, contando do topo da cabeça até o bumbum.

As pernas estão ficando mais compridas que os braços, as unhas já estão completamente formadas e todas as articulações funcionam. Agora talvez já dê para descobrir o sexo do bebê numa ultra-sonografia, pois os órgãos genitais externos podem estar desenvolvidos o suficiente para ser distinguidos pelo ultra-sonografista. (mega ansiosa pra saber logo! Acho que não vou aguentar, talvez ainda essa semana se eu me sentir agoniada,vou acabar indo fazer outra ultrasom!!!rsrs)
Se a idéia de ter um filho parece muito distante, nada como sentir os movimentos do bebê pela primeira vez para torná-la mais real.

A maioria das futuras mães consegue distinguir os movimentos entre a 16a e a 22a semana. Se esta não é sua primeira gravidez, você tem uma chance maior de ter essa sensação mais cedo. Você pode achar que são meros gases, e na verdade é seu bebê dando cambalhotas. ( Ai que emoção, nao vejo a hora de sentir meu bebê!!!)

Tome nota de quando sentiu o bebê se mexer pela primeira vez e conte ao médico na próxima consulta. Este estágio intermediário da gravidez é um bom momento para começar a se exercitar.

brasil.babycenter(CLIQUE AQUÍ)

___________________________________________________


Seu bebê ao fim dessa semana deve medir 103mm e pesar 50g.

Os cabelos começam a aparecer e os ossos ficam cada vez mais duros por causa da retenção de cálcio. Os braços dobram as articulações.

Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Mas às vezes esse bebê "apronta" e por causa de sua posição não será possível a identificação do sexo.


A mamãe já pode localizar o bebê abaixo do umbigo tateando com as mãos.(Acho que sentí ja!rsrs). Dificilmente agora poderá esconder que está grávida, até o quadril está mais largo.


Sexo na gravidez não faz mal a você nem ao seu bebê. O bebê está protegido e o pênis não o alcança.

O sexo vai depender do seu estado emocional, pois com o turbilhão de hormônios que a gravidez provoca a libido fica alterada. Algumas mulheres sentem mais vontade de fazer sexo enquanto outras não.

A relação sexual só é contra-indicada em alguns casos de histórico de aborto e quando há perda de líquido amniótico ou sangue.
guiadobebe(CLIQUE AQUÍ)
_____________________________________________



Semana após semana o seu bebê continua crescendo rapidamente. Nesta semana ele está pesando aproximadamente 70 gramas e medindo em torno de 10 a 11 cm de comprimento.

Neste momento, as perninhas do seu bebê estão maiores do que os braços. As sobrancelhas e os pêlos podem começar a aparecer, e isso, sem dúvida, deve deixar você um pouco curiosa para saber qual será a cor dos cabelos. Mas acalme-se, pois logo logo você poderá satisfazer essa curiosidade.

Este semana o seu bebê vai começar a produzir lanugem, isso mesmo que você leu, lanugem. Lanugem é um pêlo suave e fino que cobre o corpo do seu bebê até poucas semanas antes do nascimento. Geralmente, esse pêlo cai no oitavo mês de gravidez, mas pode persistir em alguns recém-nascidos durante um curto período de tempo. Os bebês prematuros são mais propensos a nascer com esses pêlos.

Devido a retenção de cálcio, os ossos do corpo do seu bebê estão começando a ficar cada vez mais duros, e a sua pele continua como um papel fino a ponto de poder ver – através do exame ultra-som – os vasos sanguíneos.

Outra novidade desta semana é que o seu bebê irá começar a exercitar os seus músculos, e talvez você comece a sentir o seu bebê fazer os seus primeiros movimentos na sua barriga. A princípio você achará um pouco estranho, mas logo logo você vai se acostumando
.
semanaasemana(CLIQUE AQUÍ)











Como aliviar alguns sintomas

Vamos falar um pouquinho sobre alguns sintomas comuns durante a gestação e como aliviar usando algumas dicas que "colei" de um site legal que encontrei hoje! immef.com.br

 Azia(Minha companheira dessa ultima semana)

Principalmente na etapa final da gestação("principalmente" não significa "unicamente",sou prova viva disso rsrsrs), é comum a sensação de queimação no estômago. (e como queima, afffff...)
Os altos níveis de progesterona que seu corpo está produzindo podem tornar a digestão mais lenta e relaxar o esfíncter que existe entre o estômago e o esôfago, tornando mais fácil a subida dos ácidos estomacais.
O que você pode fazer 
*Faça refeições leves e freqüentes. 
*Tome um antiácido antes das refeições, mas antes verifique se o medicamento pode ser usado durante a gravidez. 
*Coma bolachas secas quando sentir azia.  (não me adiantou muito,mas fica a dica!!!)
*Evite alimentos condimentados e gordurosos. 
*Evite comer na hora de dormir. 
*Tente dormir com a cabeça sobre vários travesseiros.

Cãibras (graças a Deus ainda não tive Cãibras)
As cãibras na perna ficam mais fortes e freqüentes na medida em que progride a gravidez. 
A fadiga e o acúmulo de líquidos nas pernas, ao final do dia, são tidos como fatores que contribuem para o problema.
O que você pode fazer 
*Andar com os pés descalços pode ajudar a reduzir as dores. 
*Alongar e flexionar a perna ajuda a diminuir a cãibra. 
*Massagear as pernas pode ajudar a minimizar a dor.

Dor nas costas (Isso sim tem me dado com frequência, principalmente no trabalho,tanto sentada o quanto em pé. Andando no shopping também, não demora muito tenho que me sentar!!!)
Entre 50% e 75% das mulheres sentem dores nas costas durante a gestação, apesar de apenas um terço delas ser efetivamente afetada. 
As articulações, preparando a mulher para o parto, ficam mais relaxadas, o que diminui o equilíbrio.
O que você pode fazer 
*Ajuste a sua postura quando estiver em pé, mudando o seu centro de gravidade. 
*Quando sentar, cuide para que a cadeira tenha um bom apoio para as costas e para que seus joelhos fiquem acima dos quadris.(Não é querendo falar mal da empresa onde trabalho, mas encontrar uma cadeira "boa" por la so se for nos escritorios, e olhe la!!!Sem falar que se eu ficar com os pés elevados na posiçao correta, ainda corro o risco dos superiores me tirarem a cadeira e me deixarem em pé.Semana passada inclusive fui de certa forma "ameaçada" a ter que passar o dia em pé pq busquei um apoio para os pés uma vez que a cadeira que eu estava usando era alta...) 
Durma de lado, num colchão firme. 
*Mantenha um travesseiro entre as pernas. 
*Levante-se sempre da forma correta: abra as pernas seguindo a linha dos ombros, flexione os joelhos, faça força nas coxas para levantar e mantenha a coluna ereta. 
*Ao carregar sacolas, divida-as de forma proporcional. 
* Use sapatos de salto baixo. 
*Aplique compressas quentes nas áreas doloridas ou invista em massagens.

Dor no ligamento redondo (redondo? Ah ta...hehehe...nao sei se eh isso,mas sinto com frequencia umas "fisgadas" nessa regiao...Ultimamente mais frequente e mais forte doque antes!!!)
É possível que você sinta uma dor na região da virilha ou na parte inferior do abdômen, em geral entre a 18ª e a 24ª semana. Com o crescimento do útero, pode acontecer o estiramento dos músculos que, embora incômodo, é normal. A dor passa ou, pelo menos, diminui bastante, depois da 24ª semana.
O que você pode fazer 
  *Não fique muito tempo em pé nem caminhe por tempo prolongado e sem descanso.(diz isso para os meus superiores...kkkkk)
*Mencione sempre qualquer dor abdominal para que seu médico faça os devidos exames.

Enjôo matinal (Glorias a Deus, desse mal nao morri!rsrsrs hoje em dia meu enjoo esta quase 0%...tem dias que aparece mas na maioria dos dias dessa semana, me vi livre dele!!!)
Os enjôos, na verdade, podem ocorrer em qualquer hora do dia e, em geral, começam a aparecer desde a 5ª ou 6ª semanas. 
No final do trimestre deve diminuir ou passar totalmente. 
O enjôo e as náuseas são desconfortáveis, mas não são motivos para preocupação – a não ser que estejam causando perda excessiva de peso(perdi 2 kilos em 1semana), desmaios, tontura ou impossibilidade de ingerir alimentos.
O que você pode fazer 
 *Nunca fique de estômago vazio.(Dificil para quem trabalha em linha de montagem "como eu"!)
*Faça pequenas, mas constantes refeições durante o dia, priorizando carboidratos.
*Se a náusea piora quando você escova os dentes, mude a marca do creme dental. 
*Se piora com a salivação, chupe balas de limão. 
*Gengibre em geral proporciona alívio. 
*Experimente chás, tabletes ou biscoitos. 
*Tente usar faixas de compressão para os pulsos (vendidas em drogarias e lojas de material ortopédico).
(Para mim, nada disso adiantou...Apenas uma maçã antes de me levantar da cama junto com o remedio de enjoo que meu GO receitou!!!)

Excesso de salivação (Notei um aumento,mas nada d+)
O ptialismo, como também é chamado, só é um problema na primeira metade da gestação. 
Durante esse período, geralmente a mulher produz o dobro de saliva, com sabor amargo, a língua fica mais grossa e as bochechas ficam intumescidas por causa das glândulas salivares.
O que você pode fazer 
*Tire do seu cardápio laticínios e alimentos que contenham amido. 
*Coma frutas, porque elas abrandam os sintomas. (deve ser por isso que não sinto taaanto esse sintoma, durante a semana como de 3 a 4 porções de frutas e 1 ou 2 porções no fds rsrs. E olha que eu nem gosto de frutas heim rsrsrs).
*Para reduzir a quantidade de saliva produzida, faça várias refeições pequenas e, entre elas, chupe balas de menta e gomas de mascar. 
*Tente escovar os dentes ou fazer bochechos com produtos à base de menta. 
*Chupe algumas gotas de limão ou bala de limão. (Ae ferrou, com a azia que sinto,se eu tomar suco de limão,vou morrer hahahaha)

Fadiga (sim,sim,sim...Ainda mais quando o dia esta quente).
O cansaço no primeiro trimestre é normal e é efeito colateral das alterações físicas que estão ocorrendo. 
Entre a 12ª e a 14ª semana, a energia volta praticamente aos níveis normais e se mantém assim até a 30ª ou 34ª semanas. 
Nessa segunda fase de fadiga, reduza suas atividades e não se sinta culpada por ter uma maior necessidade de dormir.(dormir,dormir,dormir...Como é bom dormir....)
O que você pode fazer 
*Quanto mais você descansar, melhor. (E QUEM TEM QUE TRABALHAR?...Atestados rsrsrs)
*Eleve os pés quando estiver sentada e vá para a cama mais cedo sempre que possível. (Talvez depois de preparar o jantar,lavar a louça e quando necessario, passar o uniforme do marido! Oinn  *--* como eu qria ter nascido rica!)
*Não faça todo o trabalho doméstico, deixe que os outros ajudem. (Deus sabe o quanto eu gostaria de ter uma ajuda rsrsrs) 
*Mantenha uma dieta saudável, evitando cafeína e balas. 
Esses alimentos fornecem um pico de energia, mas logo depois a fadiga se torna ainda maior porque os níveis de açúcar no sangue caem. 
*Faça exercícios leves todos os dias. (ter que levantar de madrugada, passar o dia no trabalho, chegar em casa e ter que ser gestante,esposa e dona de casa já não é exercício d+ pra uma pessoa que esta gerando um bebe 24 horas por dia?)


Falta de ar (não tão frequente porém me acontece as vezes!)
O aumento do nível de progesterona aumenta o ritmo da respiração. 
Soma-se a isso o fato de, no final da gravidez, o útero estar tão grande que pressiona o diafragma e os pulmões. 
A situação deve melhorar quando o bebê descer para a pelve, nas últimas semanas de gestação.
O que você pode fazer 
 *Relaxe e evite o estresse. (ultimamente anda meio dificil evitar o estresse!)
*Tente não ficar nervosa ao ficar sem ar. 
*Quando sentir dificuldades para respirar, fique de pé e deixe que seu peito se expanda. 
*Fale com seu médico caso fique sufocada, se seus lábios ou dedos ficarem azuis ou se sentir dor no peito.


Gases e eructação (aff...odeio isso! Foda é que ainda vai piorar!Ninguem merece!)
Ainda que uma situação embaraçosa, é comum a liberação de gases durante a gravidez. 
Mesmo antes do final do 1º trimestre, já é possível perceber que sua barriga parece inchada.
O que você pode fazer 
*Tente controlar a constipação intestinal Evite refeições abundantes ou alimentos que possam agravar o problema. 
*Os mais comuns são: cebola, repolho, frituras, molhos condimentados e feijão. Mastigue lentamente, de modo a evitar a ingestão de ar.


Hemorróida  (Deus me livre!)
Esse problema é causado pela pressão do útero sobre alguns vasos sanguíneos importantes, fazendo com que as veias se dilatem e inchem. 
Ainda que você não tenha hemorróidas durante a gravidez, é possível que elas apareçam durante o parto.
O que você pode fazer  
*Evite constipação intestinal, já que fazer força para evacuar aumenta a pressão sobre os vasos sangüíneos. 
*Exercícios diários ajudam a manter o funcionamento normal dos intestinos. 
*Dois a três banhos de assento por dia aliviam os espasmos musculares que muitas vezes causam dor. 
*Experimente também passar óleo de amêndoas ou lenços umedecidos na região. 
*Fale com seu médico sobre possíveis medicamentos. 
*Evite permanecer em pé por muito tempo e durma sempre de lado. (Ultimamente dormir tem sido um problema, uma vez que passo a noite indo ao banheiro!Rsrs e de bruços me sinto incomodada!)
*Faça exercícios pélvicos que melhorem a circulação na região.


Incontinência urinária (#Medo)
O crescimento do colo do útero pressiona a bexiga e isso faz com que, em determinados momentos, haja vazamento de urina.
O que você pode fazer  
*Converse com seu médico sobre exercícios para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e segurar o esfíncter urinário. 
*A perda de urina, em alguns casos, pode ser sintoma de infecção urinária.
*Fale com seu médico. 
* A perda de líquidos também pode ser sinal de rompimento da bolsa aminiótica. Peça uma avaliação para seu médico.


Insônia (ando ansiosa mas o trabalho não me deixa sentir insônia, geralmente vou no busão e volto dormindo!)
A ansiedade em relação à chegada do bebê e os desconfortos físicos das etapas finais da gestação podem causar dificuldades para dormir.
O que você pode fazer 
*Acomode a barriga com travesseiros e coloque travesseiros entre a perna. Isso ajuda a achar uma posição confortável. (meu travesseiro para isso ultimamente tem sido meu marido! #MyLove!rrssrsrsr)
*Tome um banho quente antes de ir dormir. (ahahaha nesse calor da amazonia, tomando banho com agua natural vc ja corre o risco de sair do banho transpirando, imagine tomando banho quente!rsrsrs)
*Beba leite morno, que faz com que você se sinta sonolenta. 
*Não faça refeições pesadas antes de dormir. 
*Tome muito ar fresco e não durma em lugares pouco ventilados. 
*Faça exercícios regularmente. (novamente essa historia de exercicios...Foi homem quem escreveu esse texto???? rsrsrs)


Obstrução e sangramento nasal  (Obstrucao sim, geralmente a noite, mas sangramento, graças a Deus,depois que engravidei não tive de nenhum tipo!)
O fluxo de sangue aumenta em todo o corpo por causa do aumento dos níveis de progesterona e estrogênio. 
 Isso pode provocar um edema nas passagens de ar do nariz. 
Esse fluxo aumentado de sangue pressiona as veias do nariz, tornando comum o sangramento. 
O problema só melhora, geralmente, depois do parto.
O que você pode fazer 
*Aumente a ingestão de líquidos. 
*Procure umedecer a casa, especialmente seu quarto à noite. 
*Durma com um travesseiro sob a cabeça. 
*Faça inalações ou use um spray nasal com soro, caso a congestão for muito forte. 
*Não use medicamentos sem a orientação do seu médico. 
*Assoe o nariz com cuidado para não causar muita pressão. 
*Ingira alimentos ricos em vitamina C.


Prisão de ventre  (pois é,finalmente vamos falar sobre essa "bendita" que esta me atormentando hoje)
Os altos níveis de progesterona podem trazer como conseqüência fezes endurecidas e dificuldade para evacuar. 
Ao mesmo tempo, o útero comprime os intestinos e o ferro das vitaminas que você está tomando pode piorar a situação.
O que você pode fazer 
 *Ingira alimentos ricos em fibras. 
*Beba muito líquido. 
*Coma ameixas ou beba um copo de suco de ameixas diariamente. 
*Se necessário, tome um emoliente de fezes. 
*Os que contêm docusato de sódio podem ser usados na gravidez. (você pode tomá-los de três a quatro vezes por dia). 
* Faça exercícios regularmente. Eles estimulam a atividade intestinal.  ( =/ afff...acho que ate o final dessa matéria estarei matriculada na academia aki do bairro!!!)


Retenção de líquidos e inchaço   (ja falamos a respeito,mas vamos falar mais um pouco!rsrs)
O inchaço está relacionado ao aumento de líquidos do corpo na gravidez. 
Normalmente, o edema aparece nos pés, tornozelos, mãos e dedos. 
O edema pode ser sinal de pré-eclâmpsia. 
Notifique seu médico quando for se consultar.
O que você pode fazer  
*Não fique de pé por períodos prolongados. 
*Sente-se periodicamente, com as pernas levantadas. 
*Se suas mãos incharem, não as deixe penderem ao longo do corpo. Levante-as na altura do coração. 
*Evite usar roupas e sapatos apertados. 
*Use meias elásticas ou verifique com seu médico alguma sugestão de meias. 
Beba muito líquido. 
Não reduza a ingestão de sal, a menos que sua pressão esteja alta.
(Depois que dobrei a ingestão de líquido, e diminui o sal, meus pés ja não ficaram mais tão inchados como antes!Rsrs)


Tontura e desmaios  (tenho tonturas principalmente no final do dia, quando chego do trabalho e estou no banho, nem pensar em fechar os olhos sem estar apoiada em alguma parede do banheiro! =/ )
Nas primeiras etapas da gravidez é normal a sensação de tontura por causa do esforço do fluxo sanguíneo. 
Também pode ser provocada pela pressão do útero em alguns vasos sanguíneos importantes, níveis baixos de açúcar no sangue, pressão baixa e pelo ato de levantar-se muito rapidamente. 
Os desmaios, no entanto, são raros durante a gravidez, mas em geral não prejudicam o bebê. 
Podem ser sinal de anemia, então comunique seu médico.
O que você pode fazer  
*Levante devagar, nunca em movimentos bruscos. 
*Não deite de costas. O ideal é deitar-se de lado. 
*Beba muito líquido e não deixe de ingerir sal. 
*Para manter os níveis de açúcar no sangue, faça refeições leves e freqüentes, ricas em proteína. 
*Tenha sempre na bolsa uvas passas, frutas ou bolachas de cereais integrais, caso seja necessário provocar uma rápida elevação de sua glicemia. 
*Se sentir muito calor, tome um ar e evite roupas que prendam a circulação, especialmente no pescoço e na cintura. 
*Caso você sinta que está prestes a desmaiar, sente-se com a cabeça entre os joelhos ou deite-se com os pés levantados.


Varizes (uiiii, nem me fale! passo alguns minutos apos o banho, de olho em cada novidade do meu corpo! Estou atenta)
As varizes surgem porque o útero pressiona as veias pélvicas, aumentando a pressão sobre as veias da perna e causando refluxo. 
O sangue retido nas veias faz com que elas dilatem. 
Há uma propensão maior a ter varizes por herança genética, caso você esteja acima do peso ou fique sentada ou em pé por muitas horas. (Ferrou-se, meu trabalho ou é o dia todo sentada, ou o dia todo em pé!rsrs)
Normalmente elas não doem e regridem após parto, mas nem sempre de forma completa.
O que você pode fazer 
 *Evite ficar de pé ou sentada por longos períodos. 
*Caso tenha que ficar sentada, mexa as pernas constantemente para ativar a circulação. 
*Tente descansar várias vezes por dia, para tirar o peso dos pés. 
*Sente com as pernas elevadas. 
*Use meias elásticas ou verifique com seu médico alguma sugestão de meias.
* Evite usar meias com elástico justo que possa apertar sua perna.

_____________________________________________________-



Esses podem não ser todos os sintomas, mas já é uma ajudinha! ^^
Espero que tenha sido aprovado por vocês! 


Ah, essa segunda eu e meu bebê iniciaremos a nossa 15ª semana de gestação... Parece que foi ontem que descobri ele(a) pelo USTV. 
Infelizmente ainda não conseguimos ver o sexo =(   Papai esta ansioso e a mamãe mais ainda! As apostas das tias da fabrica é que será uma menininha...Apenas uma tia(tia Carmem) ainda acha que vai ser menino!!!
Não demora muito vou acabar indo pedir uma US 3D para tentar ver looooogooo o sexo e acabar com essa nossa ansiedade!!!! hauhaua

Bom, apareço aquí a qualquer momento com a notícia ou com mais alguma reportagem de algum outro site a qual possa chamar minha atenção!!!!


Abraço carinhoso da mamãe aquí a todos os leitores de ontem, hoje e amanhã!   rsrs   
Otimo final de semana!!!
 

terça-feira, 27 de março de 2012

14ª Semana de Gestação.

Boa noite, como sei que amanhã não irei trabalhar, resolvi atualizar o blog hoje, mesmo que tenha que ficar até mais tarde acordada.rsrsrs
Geralmente comento sobre cada semana, logo no início ou antes mesmo do início da minha.
Essa 14ª semana acabei postando esse post já no meio da semana =/ Sorry !
Na semana passada (13ª) sofri muito mal com os vômitos, estava preo sobre essa semana continuar sofrendo com isso, afinal voltei ao trabalho nessa segundona! Mas Deus foi muito bom comigo e aliviou muito esse sintoma chato!rsrs #MuitObrigadoSenhor.
Como comentei no ultimo livro, digo Post... Estou com muita Azia, os pés inchados e acho que uma Infecção urinária =/
Vou ao médico amanhã e se der tudo certo, logo saberei se é infecção ou doideras da minha cabeça!rsrsrs

Bom, apesar da azia, (prefiro a azia ao injoo e vômitos!) me sinto muito mais disposta!
Muito mais animada!!! ^^  uhuuul!.  ^^

Minha barriga ja ta grandinha! Uhuuuul de novo!kkkkkk
"Adeus meu jeans favorito!"(de marca o qual eu paguei em suaves prestações!rs)

Estou super feliz com a barriguinha (apesar de o fato de eu ja ser gordinha hoje me deixa com uma barriga de 5 meses rsrsrsrs). Porém eu nunca me senti tao feliz em apresentar uma barriga mais saliente. Ou melhor, poder gritar ao mundo; Estou Grávida!!!

Poxa, não tô conseguindo pensar direito.
1º porque a azia não esta me deixando em paz nenhum segundo! 
2º porque já é quase meia noite e estou caindo de sonho!
3º porque a tv esta ligada e apesar de eu não gostar do programa que esta passando, não consigo evitar de prestar atenção ao diálogo! =/
4º porque tô com preguiça de procurar o controle remoto(ou ir ate a tv p desliga-la).
rsrsrsrs
______________________________

Acabando com esse "papo furado", vamos finalmente as mudanças que estão ocorrendo com o bebê nessa semana!
Cada semana é especial do seu jeito, porque a cada semana MUITAS coisas acontecem com o bebê. Ele cresce muito rápido, é incrivel! #ComoDeuséMaravilhoso!
Como o site que eu mais gosto VIDA DE MULHER, nao esta me permitindo copiar os dados para postar aki, estou dando uma voltinha em alguns outros pra colher um pouquinho de informação nao deixando em branco essa fase tao boa que é a nossa 14ª semana!









O comprimento do feto varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.
Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.
fonte; http://guiadobebe.uol.com.br/14-semanas-de-gravidez

_____________________________________


O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas. O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê.
fonte; http://www.clinicafgo.com.br/semana14.html 

_____________________________________



O desenvolvimento do seu bebê

 

Nesta semana da sua gravidez, o corpo do seu bebê está crescendo muito mais rápido do que nas semanas anteriores. O seu comprimento pode está entre 8 a 9,3 cm e pesando algo em torno de 25 gramas.

As orelhinhas e os olhos do seu bebê continuam a se aproximar cada vez mais do seu lugar correto, fazendo com que o seu bebê fique cada vez mais bonito.
O pescoço está ficando mais longo e o seu queixo já não repousa sobre o tórax. As articulações e os músculos permitem que o seu bebê movimente o corpo inteiro. As mãos está começando a adquirir mais movimentos, assim como as as perninhas do seu bebê.
Outra novidade bastante interessante que ocorre nesta semana com o seu bebê são as impressões digitais, as quais tornam cada ser humano único. Elas se formaram enquanto o seu bebê estava imerso no líquido amniótico.
O seu bebê está se alimentando através da placenta. Por isso, é importante que você saiba que tudo o que você come pode penetrar na parede da placenta e influenciar na saúde do seu bebê. Vale ressaltar que além dos alimentos que você ingere, produtos que entram em contato com a sua pele também podem impactar na saúde do bebê. Portanto, esteja certa de fazer as escolhas corretas e seguras.

fonte;  http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana14.htm


Alguns novos sintomas!

Tenho uma novidade não muito agradável porém já esperada;
Azia!
O dia hoje foi totalmente dedicado a esse novo sintoma...
Do almoço ate agora, já noite!

_______________________________________
(Vamos curtir um trecho do site http://demaeparamae.pt/artigos/azia-gravidez-como-diminuir-desconforto sobre azia)
Muitas grávidas sofrem de azia, também chamada de refluxo, algo que pode ser muito desconfortável. A azia e a indigestão são mais comuns durante o terceiro trimestre da gravidez porque o útero em crescimento provoca pressão no estômago e no intestino. A pressão no estômago faz com que o conteúdo do estômago volte para o esófago.
A azia na gravidez também surge porque o aumento do nível da hormona progesterona leva ao relaxamento do corpo incluindo o esfíncter esofágico inferior (válvula entre o estômago e o esófago) que costuma estar bem fechado, mas ao relaxar deixa o conteúdo do estômago voltar para o esófago, provocando uma irritação no esófago.
A azia é caracterizada por uma sensação de queimadura que ocorre no centro do peito. A sensação de ardência no peito e garganta, o sabor ácido na boca, podem ser sintomas muito comuns.
Ainda que eliminar a azia por completa seja praticamente impossível, existem algumas medidas que podem ajudar a diminui-la:
*Evite bebidas e alimentos que causam perturbações gastrointestinais como bebidas com gás, álcool, cafeína, chocolate, sumos de fruta ácidos, tomate, mostarda, vinagre, carne processada, fritos, comidas gordurosas, comida picante ou muito condimentada. 
*Não coma grandes refeições, em vez disso coma várias refeições ao longo do dia. Demore o tempo suficiente a comer e a mastigar bem os alimentos. Coma 5 a 6 refeições mais pequenas durante o dia, em vez de menos e maiores.
*Mascar pastilha elástica depois de comer ajuda a estimular as glândulas salivares produzindo mais saliva, que ajuda a neutralizar o ácido estomacal.
*Não coma antes de ir para cama, 3 horas antes de ir dormir evite comer, pois quando estiver deitada os ácidos estomacais são mais fácies de subir.
*Durma com uma ou várias almofadas altas, de forma a elevar o corpo mantendo os ácidos onde devem de estar, ajudando também à digestão.
*Controle o seu peso, juntamente com os conselhos e a supervisão do seu médico.
*Use roupa larga e confortável especialmente à volta da cintura e estômago.
Felizmente muitos dos casos mais graves podem ser tratados com alguns medicamentos. Se estas medidas não ajudarem peça ao seu médico para lhe receitar um medicamento para a azia, no entanto não tome nenhum sem antes consultar o seu médico, pois nem todos são seguros durante a gravidez. 
___________________________________________

Ah é, fora isso também veio "os pés inchados". A azia eu já esperava, sempre li sobre...Mas os pés inchados, isso foi uma novidade desagradavel para mim! Pensei que só aos 6,7,8,9 meses é que isso acontecia mas, ao que parece isso esta me acontecendo agora. Não sei se isso é normal, se tem algo errado comigo...
(Um post sobre o inchaço na gravidez do site http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gestantes/inchaco-na-gravidez.php )
O inchaço, especialmente dos membros inferiores, costuma ser a causa de muitas queixas entre as grávidas.

A boa notícia é que na maioria das vezes o edema, como chamam os médicos, só causa desconforto e não deve ser motivo de preocupação.

O inchaço aparece por razões simples. Entre o final do segundo trimestre de gestação e o início do terceiro, o útero – que cresce acompanhando o desenvolvimento do bebê – passa a comprimir os vasos pélvicos, localizados na região pélvica. Com isso, o retorno do sangue fica prejudicado. O sangue sai do coração, segue para as pernas e os pés e, na hora de retornar para a parte superior do corpo, encontra resistência.

O volume de sangue circulante no corpo da mulher aumenta durante a gravidez – à custa de água. Por isso, se diz popularmente que o sangue fica ralo. Na verdade, a gestante retém líquido e ele se mistura ao sangue, deixando-o realmente diluído. Uma das conseqüências pode ser a anemia. A outra é que, quando o sangue encontra resistência para retornar aos membros superiores, essa água extravasa pela parede das veias, causando o inchaço de pernas e pés.

Cada gravidez é diferente da outra. Alguns fatores são comuns – a retenção de líquido, a compressão da veia cava (na região pélvica) e o aumento do sangue circulante. Porém, o inchaço pode aumentar quando a mulher está acima do peso, fica grávida de gêmeos (pois o útero fica mais pesado, comprometendo ainda mais a circulação) e se enfrentar temperaturas temperaturas elevadas ao longo do último trimestre de gestação.

Normalmente, o problema aparece nos membros inferiores, deixando pés, tornozelos e pernas inchados. Porém, o edema pode surgir na parte superior do corpo. “A alteração atinge todo o aparelho circulatório e, por isso, mãos, braços e até mesmo o rosto podem ficar inchados”, explica Luciano Gibran, ginecologista do Hospital e Maternidade São Camilo, pai de João e Bruno.

Uma série de fatores pode influenciar o aparecimento ou não do inchaço. O ideal é que a mulher se prepare até mesmo antes de engravidar, já que excesso de peso, tabagismo e alimentação desregrada colaboram para o surgimento do problema. “Mulheres com estilo de vida saudável, que estão dentro do peso ideal, não fumam, se alimentam corretamente e fazem exercício têm menos chances de inchar”, orienta Renata Lopes Ribeiro, médica do Hospital e Maternidade São Luiz, filha de Lia e Flávio.

De acordo com Renata, pacientes gordinhas e obesas já convivem com uma alteração do sistema circulatório e, durante a gravidez, a circulação do sangue fica ainda mais prejudicada. A idade da grávida e o número de filhosque a mulher já teve também são fatores de influência. Isso porque, com o tempo, a circulação passa a funcionar de forma diferente. E, a cada filho que essa mulher tem, mais prejudicado fica seu aparelho circulatório.

As mulheres que engravidam por meio de métodos artificiais também têm tendência maior de inchar. Segundo Isaac Yadid, especialista da Clínica Huntington de Medicina Reprodutiva, pai de Stephanie, Vicky e Daniel, isso ocorre porque é feito uso de hormônios. “Os níveis de estradiol e progesterona quase chegam a dez vezes o valor normal”, explica.

Mas há como contornar ou pelo menos amenizar o desconforto. A primeira dica é modificar a alimentação. Para reduzir a retenção de líquido, a gestante deve utilizar pouco sal no preparo de seus pratos. Para melhorar a circulação, a recomendação são as aulas de hidroginástica – duas vezes por semana para mulheres sedentárias – ou caminhadas. O uso de meia elástica de média compressão também ajuda. Ela deve ser colocada logo de manhã e retirada ao final do dia.

O inchaço costuma ser maior no fim do dia e nos dias mais quentes, principalmente quando a grávida fica longos períodos em pé ou sentada. Por isso, outra recomendação é que a mulher coloque as pernas para cima à noite durante uma hora. Basta colocar um travesseiro embaixo do colchão, deixando-o inclinado. Isso ajuda o sistema circulatório a funcionar melhor.

Por fim, parte dos médicos orienta as pacientes a fazerem drenagem linfática. Mas atenção: o ideal é que seja procurado um profissional habilitado a trabalhar com gestantes. Renata alerta que a massagem não pode ser feita na barriga, pois ela pode estimular a contração uterina, levando ao trabalho de parto prematuro.
Sinais de alerta

Apesar de na maioria das vezes o inchaço não representar perigo, os médicos sempre estão atentos a sinais que podem indicar problemas: inchaço maior do que o normal, ganho de peso muito intenso – mais de um quilo por semana –, limitação no movimento dos dedos das mãos, formigamento dos braços e dor de cabeça na região da nuca. Nesse caso, a gestante pode estar com algum problema renal ou sofrendo com pressão alta, que pode levar à pré-eclampsia.

Foi o que aconteceu com a publicitária Ana Lúcia Matuck, 36 anos, mãe de Ana Luiza. Até o sexto mês de gestação, elahavia ganhado mais peso do que o indicado, mas a gravidez corria tranqüila. Na passagem para o sétimo mês, Ana Lúcia começou a sentir pressão nos pés e nas pernas. “Um dia, no trabalho, olhei para os meus pés e eles pareciam dois pãozinhos”, conta.

A publicitária desenvolveu diabetes gestacional e teve pressão alta, o que a levou a modificar a dieta. Sua médica vetou tanto o sal quanto o açúcar. “Fiquei em choque. Minha ginecologista dizia que se eu não me cuidasse iria matar minha filha”, relata. Com as restrições, Ana Lúcia desinchou e chegou a perder peso no final da gravidez. Mesmo assim, entrou de licença antes do parto para garantir a saúde do bebê.

O inchaço costuma aumentar logo após o nascimento do bebê. “O sangue que a mulher compartilhava com a placenta volta para ela”, explica Renata. Ocorre o que os médicos chamam de “redistribuição do líquido”. Com o passar dos dias – com uma alimentação equilibrada e, principalmente, com a amamentação –, o edema tende a diminuir e, depois, acabar.

O inchaço não costuma deixar conseqüências, mas pode aumentar a incidência de varizes e hemorróidas. As mulheres que desenvolvem doenças durante a gravidez devem ficar atentas. Apesar de a diabetes gestacional e a pressão alta desaparecerem na maioria dos casos, o fato de elas terem surgido durante a gestação, época em que o sistema imunológico está em baixa, indica um tendência ao desenvolvimento dessas doenças ao longo da vida.
______________________________________________

Essa semana também notei que tenho ido mais frequentemento ao banheiro e que ao que tudo indica devo também estar com alguma infecção ou algum fungo(super normal durante a gestação). Mulheres grávidas tem 10x mais chance de contrair infecção doque mulhes comuns.
_________________________________________________
(Vejamos um trecho de outro site falando sobre Infecção Urinária durante a gestação http://guiadobebe.uol.com.br/infeccao-urinaria/  )

Infecção urinária na gravidez

Uma das alterações mais comuns que acometem a mulher durante a gestação é a infecção urinária, que atinge de 10 a 20% das gestantes. As mamães devem ficar atentas ao primeiro trimestre da gestação, período que normalmente aparecem os sintomas dessa alteração.
A disfunção ocorre por razões explicáveis: a presença de glicose na urina da mulher grávida aumenta devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, deixando a uretra um ambiente mais propício à proliferação de bactérias.
Além disso, o hormônio progesterona, que oferece condições da mulher ficar grávida, relaxa os músculos da uretra, diminuindo a velocidade do fluxo da urina dos rins para a bexiga, aumentando os fatores favoráveis à proliferação de bactérias. Temos que lembrar também que durante a gestação a resistência da mulher fica mais baixa, sendo mais fácil o ataque de qualquer microorganismo.
A forma menos agressiva da infecção urinária é a cistite, infecção da bexiga, e a mais grave é a pielonefrite, que acomete os rins. A infecção leve pode ser assintomática, mas, na maioria das vezes, a infecção se agrava levando aos sintomas como dor e ardor ao urinar, sensação de desejo de urinar, vontade freqüente de urinar com pouca quantidade de xixi e mudanças no cheiro e na cor da urina.
Nos casos mais graves, os sintomas são náuseas, vômitos, febre, urina turva com odor, calafrios e uma dor intensa na região lombar (rins) ocorrem geralmente no último trimestre da gestação.
As toxinas liberadas pelas bactérias desse tipo mais grave de infecção urinária podem causar contrações do útero, levando ao trabalho de parto prematuro, abortamentos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada.
As pielonefrites ocorrem após as infecções assintomáticas (que não apresentam sinais da infecção). Por isso a importância de se descobrir as infecções urinárias logo no início para que o tratamento seja realizado antes que a situação piore para mamãe e bebê.
Como evitar a infecção? Como sempre, o pré-natal é essencial para que se tenha uma gestação mais saudável, em que busca coibir qualquer tipo de complicação. Nele, os médicos pedem exames de urina de três em três meses, diagnosticando a infecção urinária o mais precoce possível.
Existem algumas medidas que a gestante deve realizar para prevenção da infecção urinária, como beber bastante líquido durante todo o dia (de 1 a 2 litros). Outra recomendação é ir ao banheiro com freqüência, não segurando o xixi quando a vontade vier, principalmente depois das relações sexuais. É fundamental que a mamãe cuide bem de sua higiene pessoal, passando o papel higiênico de frente para trás.
O tratamento da infecção é feito com antibióticos. Ele deve ser indicado pelo médico para que não afete o desenvolvimento do bebê, pelo menor tempo possível, mas que seja um tempo seguro para um tratamento acertado e eficiente.

Dicas

Quando a gestante sentir qualquer sintoma de uma infecção urinária, comunicar imediatamente ao seu médico para que um diagnóstico seja feito o mais rápido possível.
“É melhor prevenir do que remediar”. Siga todas as orientações de prevenção, essas medidas podem salvar o seu bebê. Faça um bom pré-natal.
Ingerir água é importante sempre para manter a hidratação e ajudar na sua saúde e, conseqüentemente, do seu bebê.

Bruno Rodrigues
________________________________

Nesse momento oque mais tem me incomodado é realmente a Azia. As pernas já estão normais, porém ainda tenho ido toda hora ao banheiro =( 
Bom, segundo esses sites e esses post's que publiquei aquí, todos esses sintomas são comuns e devo relatar ao médico.
Pensando nisso, e já mais calma... Decidi procurar meu GO amanha a tarde e contar "tudinho"! Vejamos oque ele diz!
Pensava muito em fazer de tudo para não faltar ao trabalho, mas pensando bem nesses ultimos tempos, se algo de ruim acontecer ao meu bebê, empresa nenhum vai se importar, empresa nenhuma vai se doer, e muito menos se lamentar pelo ocorrido. E pior, bem provavel que me mande é embora! Por isso e muito mais, faltarei quando necessário SIM e sem pensar 2x. A minha saúde e a do meu bebê estará sempre em 1º lugar! SEMPRE!!!

Agora vamos mudar de assunto?
Estou vendo aquela novela nova da Rede Globo AVENIDA BRASIL, e não consigo de sentir ÓDIO dos capítulos onde passa aquela menininha sendo maltratada pela madrasta... Sinto tanta raiva que ontem parei de ver a novela porque não estava me sentindo bem com as maldades dakela "bruxa" ou melhor, aquele personjagem!kkkkkkkkk
Não vejo a hora dessa menina crescer logo. Não consigo evitar! Sempre ouvi dizer que quando nos tornamos mãe, choramos ao ver uma criança sofrendo... Tô começando a sentir isso, essa revolta com o sofrimento infantil! ahahaha Engraçado que passei mal meeeesmo de raiva,me bateu uma agonia! CLARO que eu sei que nada daquilo é real, que é apenas uma história etc e tal...Mas não consigo evitar, SEI que existe gente assim mesmo! Só peço a Deus que não permita um sofrimento assim ao meu filho(a) =(   e que nunca me deixe ver algo do tipo,porque nem sei oque sou capaz de fazer com uma mulher como essa madrasta da novela!...
Tirando isso, acho que a Globo "mandou bem" nessa nova novela. Parece que vai dar muito certo! Espero que continue interessante! Tô doida pra ver essa "madrasta" se dando mal...kkkkkkkkkkkkkkkkk
Falando em madrasta, também sou uma. Mas no meu caso, me considero uma BOADRASTA! rsrsrs A filha do meu esposo hoje já é uma mocinha linda que esta mega feliz com a chegada do irmaozinho(a). Estamos ambas realizando nosso sonho, o meu te der um filho(a) e o dela de ter um irmaozinho(a)...    ^_^    

MEU DEUS, ESSE POST ESTÁ MAIS PRA UM LIVRO!!!HAHAHAHA
Bom, se você teve paciência e conseguiu ler todo (ou pelo menos parte) desse post, MEUS PARABÉNS. rsrsrsrsrs
Muito obrigado pela companhia! (^_^)/~

Abraço e até o próximo livro, digo Post.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sou Mãe,sou Mulher,Sou Feliz

Estava me despedindo do facebook por hoje,quando do nada resolvi dar uma olhada em um perfil que sempre posta mensagens lindas!
O título é; Sou Mãe, Sou Mulher, Sou Feliz!!!!
LINDO NÃO É!?
Bom, me deparei com um texto que eu adorei, e obviamente resolvi postar aquí. Afinal as informações contidas nesse texto, foram otimas no meu ponto de vista!!!!

 
20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!
1) Não sonhe que você vai vestir seu jeans 38 saindo da maternidade. Sai o nenê, mas a barriga fica. Uma barriga tipo de 6 meses;
2) Seu corpo demora 12 meses pra voltar mais ou menos o que era antes, a não ser que você seja prima da Gisele Bundchen ou da Heidi Klum (tem treta nisso, não é possível!);
3) Você sabia que você fica menstruada qua...se UM mês depois do parto? Eu não sabia! Leve um mega-super-power modess pra maternidade…e é punk!;
4) Cesárea é uma cirurgia, você precisa sim de ajuda ao chegar em casa. Não fica achando que vai ser tranquilinho não….deixa a galera ajudar!;
5) O seu pé vai crescer, 1 número! Eu já calçava 39…imagine…
6) Seu cabelo vai cair muito, e depois vai nascer uma franjinha…uns arrepiados…só com progressiva (que dá câncer…vixi!);
7) Você NUNCA mais vair dormir como já dormiu um dia…isso é real!;
8 ) Seu peito é pequeno? Espera pra ver depois de amamentar…fica negativo…ahuhauhauha;
9) Se for cesárea você vai perder a sensibilidade na região do corte, ou melhor, na macrorregião…eu tive 3…faço depilação rindo…não sinto nada! Não sei se foi só comigo…
10) Marque dia e hora pra namorar o seu marido…ou melhor…pra pelo menos conversar…Aaaa…não se assuste…bye bye libido…ahuahuhaua…Acontece com mais de 80% das mulheres (explica beeeem pra ele!);
11) Enfermeira…bom, se você já sofre com empregada…se prepara!;
12) Dê chupeta pro bebê o quanto antes…por mais que o seu pediatra não deixe…se demorou…ferrou!;
13) Amamentar é lindo, ótimo e muito prático! Mas você vai sofrer muuuito pra chegar nesse ponto. Não desiste, tem uma luz no fim do túnel, juro!;
14) Você vai chorar muito (parte 1) depois que seu primeiro filho nascer: de desespero! “O quê que eu fui inventar?”…mas passa!;
15) Você vai chorar muito (parte 2) depois que seu primeiro, segundo ou terceiro filho nascer: de cansaço físico!…mas também passa!;
16) Sua empregada VAI pedir demissão. Isso é fato! Ou quando você engravidar, ou assim que você chegar da maternidade com a pança rasgada…ahuhauhauhuaha….;
17) A pessoa que você vai querer do seu lado o tempo todo? A sua MÃE!;
18) Aaa…você demora um tempo pra se entender como mãe, ok? Não fica na nóia, calma! É muito sentimento novo junto!;
19) Você vai ter muuuito medo de dar o primeiro banho sozinha. Mas passa também…tome coragem, o bebê É SEU!
20) Você nunca imaginou que poderia existir um AMOR tão forte, tão intenso e tão gigante como é o amor que você sente pelo seu bebê. Como é que você existiu esses anos sem ter esse bebê??? Era vida aquilo? Por isso a gente esquece TODOS esses 19 itens acima e tem outro filho, outro, outro….
 
Fonte: The Posh a little StoreVer mais


________________________
Agradecimento especial a essa pessoa maravilhosa que alegra os meus dias com suas mensagens lindas e suas receitas deliciosas!!! Adoro!!!

Dá uma passada lá para conferir... Aposto que também vai gostar!!! ^^

Um pequeno desabafo de grávida!

Confesso que hoje estou um pouco triste!

Fui buscar meus exames, e novamente AINDA NAO CHEGOU!Como pode?vai fazer 2 meses que os fiz e nada ainda...
Depois almocei no shopping (um shopping bem popular, a praça de alimentação so tem uma lanchonete e uma lan house rsrs).
Dei uma volta na avenida, caminhando  tranquila de loja em loja a procura de moveis para o bebê e do enxoval...
Aiiiiaiiii, tanta coisa linda, tantos vestidos de gravida lindos, tantos berços, armarios, guarda-roupas, carrinhos, chiqueirinhos... E eu sem saber o sexo, e sem ao menos dinheiro pra comprar 1 body pro neném... =(
3 meses e 1 semana, e eu ainda não comprei nada pro bebê!
SIM, eu desejei tanto passar por essa experiencia, ter um filho, alguem para amar e ser amada pelo resto de minha vida...
Mas a gente nunca pensa que as dificuldades são imensas, principalmente se o casal não é "bem de vida"!
Meu esposo vivia dizendo; Ainda não temos condições de ter um filho. E eu sempre achava que era desculpa dele para me "enrola" mais alguns anos...
Eu sempre pensei; Onde come 1, come 2... Fome nosso bebê nao vai passar!!! E eu nao sou uma mulher chata, ligada em moda, grife, marcas etc e tal...Nunca fui "fresca" com roupas,calçados nem nada disso e acredito que com meu filho(a) eu nao serei diferente!
Meus planos era começar a comprar as coisas do neném, as mais caras pelo menos, agora nesse ano de 2012, como por exemplo, o berço, o armario, o carrinho, a cadeirinha, moises etc e tal...Mas Deus quis nos presentear mais cedo rsrsrsrs. Tive que mudar totalmente os meus planos ate porque estamos enfrentando um momento meio delicado financeiramente falando rsrsrs.

Bom, vou continuar dobrando os meu joelhos na presença do meu Senhor Jesus, e pedindo para ele me ajudar a preparar tudo para o chegada desse anjinho que ele esta me enviando rsrs. Que dê tudo certo no final! E o mais importante, que nos dê saúde...

Agora chega de tristeza e lamentações!
A nossa vida ja é dificil, e entrar num blog pra ler reclamações e problemas dos outros não é agradavel!rsrsrsrs

vou tomar um banho que ta calor demais, e jaja volto com uma matéria interessante que encontrei navegando por ae...

Beijinhos, beijinhos e tchau-tchau!

Um tesouro que encontrei e vou dividir com todos vocês!

Poxa vida, encontrei um blog "porreta" de bom! ^^
Vasculhando fotos para postar no post de 13 semanas de gestação, encontrei o blog e acabei gastando a tarde toda lendo os varios e varios post's dela!
Ela criou o blog quando ainda era tentante. Engravidou e teve a nenem (seu bombonzinho), e a pouco tempo foi a festa de 1 aninho dela! =D
Comecei a ler em partes, depois curiosa do jeito que sou, fui direto pro inicio (a primeira postagem).
Muito bom ver a emoção dela, os primeiros meses...qro chegar logo ao nascimento da bebê! ^^

Para quem gosta de blogs, essa é uma otima opção! Eu estou adorando a leitura!!! O legal é que ela passou em varios momentos, o mesmo que eu estou passando.... A dificuldade em encontrar o GO certo, etc e tals...rsrsrs


Dona Mocinha(CLIQUE AQUÍ)

Ps; Para quem deseja fazer o 1º aniversario do seu baby, ela tem uma lista completa de tudo oque fez/usou/sobrou do aniversario da bombom dela!!! Ficou um encanto!!!Lindas fotos!!!
Me deu mais vontade de eu mesma preparar o aniversario do meu!ehehhehe


Beijinhos em todos!!! Até outro dia!!!  =D

quinta-feira, 22 de março de 2012

13ª Semana de Gestação

Estamos entrando na nossa 13ª semana de Gestação.
Oque tenho que comentar aquí é apenas o seguinte;
Alguma coisa esta muito errada nos sites que ando lendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na grande maioria diz que na 13ª semana, os sintomas vao diminuindo, você começa a se sentir melhor etc e tal...Bom, no meu caso, estou péssima! (Claro que cada gestação é diferente uma da outra, cada organismos assim como cada feto sao diferentes tbm rsrsrs).
Não existiu 1 só dia desse semana que ja esta quase se findando, o qual eu não saia correndo pro banheiro! Quando não é pra me "aliviar", é pra "provocar"...
Estou "jogada" no chão da sala, e assim foi desde terça-feira e provavelmente assim vai ser ate domingo... Porque segunda 26/03 voltou pro trabalho(aiiiin meu Deus,dái-me forças).
Pra piorar, minha amiga a qual entreguei meu atestado, nao foi pro trabalho e acabou vencendo a data de entrega. Ou seja, vai ser descontado 5 dias do meu salario =(  

Bom, fora o enjoo, o vomito, as dores de cabeça, as idas e vindas ao banheiro no meio da noite, as espinhas, o rosto oleoso, e os pêlos com crescimento mais rapido, ainda me vem um remedio(vitamina) cujo comprimido mais parece uma bala de tão grande!
Sem falar que tanto a vitamina o quanto o remedio de enjoo, ambos são uma luta pra conseguir parar no estomago!
Quando acordo tenho que correr pra tomar, pego minha maçã, minha banana e meu biscoito, e me "jogo" na minha montanha de travesseiros no chão da sala! Alí fico ate o horario do almoço que é quando "começo" a me sentir melhor... Ô vida!

Mudando de assunto, páscoa esta chegando e tem sido uma tortura pra mim entrar no Carrefour e ver aqueles ovos de páscoa de todas as variedades,tamanhos,e cores uiuiuiuiiii....

Me enche a boca d'agua so de pensar!!! Quuuuuuuuero ovo de páscoa, de preferencia o maior que tiver!!!hehehe

Meu esposo me prometeu um "na páscoa",mas nao esta dando pra aguentar até la,vou acabar comprando antes!(Vai que meu filho nasce com cara de coelho, ja pensou?kkkkkkkk)
Sem falar que ontem estava vendo na tv uma reportagem sobre o chocolate e como ele nos faz bem!
Para a minha surpresa, o chocolate quanto mais amargo, mais saudavel!!!!
E o tal do diet, na real nao eh tao bom o quanto a gente pensava pq vai uma grande quantidade de adoçante e "gordura"...Mas enfim, esse ano vou querer 2 ovos de páscoa,porque afinal de contas, "estou comendo por 2!" hehehehe  (olha a desculpa de toda gestante!rsrsrs).

Minha barriga,assim como meus seios estão coçando mais ultimamente(cade meu oleo de amendoas maezinha?), notei também o inicio dakela linha Nigra que dividi a barriga das gestantes...No meu caso esta se iniciando ainda, meio caminho andado entre o púbis e o umbigo!  =P

Claro que a barriga da foto não é a minha!rsrsrs

Veja um trecho da revista virtual CRESCER que fala sobre essa linha;
"No fim do segundo trimestre, pode aparecer o que os médicos chamam de linha nigra na barriga. Uma linha escura, vertical, que começa perto do púbis e pode alcançar a boca do estômago. “Ela surge por causa da sensibilidade da grávida a um hormônio relacionado à pigmentação”, explica Ogeda. É comum essa sensibilidade provocar manchas no rosto, o cloasma. São as duas regiões propensas às manchas. E ninguém sabe por quê. “Do rosto, até poderíamos dizer que é uma região muito exposta à luminosidade. Mas a barriga não é”, completa o obstetra. "

Confesso que estou feliz em me olhar no espelho e ver que essa tal linha escura ja esta aparecendo, assim como vejo as mudanças em meus seios...Sinais claros de  que nao estou SONHANDO rsrsrsrs...
Apesar de ver o ultrasom, ouvir o coração do nenem, me sentir tao mal com os sintomas,ainda sim, as vezes me pego pensando no quanto eu desejei, no quanto eu SONHEI (literalmente) acordada com esse momento!!!

Ontem senti novamente oque ja descrevi no blog antes...
Como "asas de borboletas batendo" dentro de mim... Será que ja é meu amorzinho tentando "chutar" a mamãe???hehehe... Ansiosa pra saber! =D



_________________________________________________
MEGA BEIJO HIPER ESPECIAL AOS LEITORES DO BLOG. MUUUUUITO OBRIGADO PELA PRESENÇA DE TODOS VOCÊS!!!! ^^
Todos os dias, pelo menos 1 pessoa visita o blog e com certeza saber disso me deixa muito feliz, afinal tem sempre alguém nos acompanhando nessa jornada!!! ^^
Muito obrigado meeeesmo!!!
____________________________________________________

Vamos ver as mudanças dessa semana no bebê durante essa semana... 
Fonte vidademulher(CLIQUE AQUÍ)

Seu bebê

Esse bebê(12 semanas) eh usado pelos medicos para mostrarem as mães o tamanho e como ja esta o bebê, quando elas desejam praticar o aborto.No caso do meu, ele esta um pouco maiorzinho doque esse dae!rsrs____________________________________________________

O seu neném pode fechar a mão e até mesmo chupar o polegar nessa semana. Ambas habilidades que são tão bonitinhas enquanto bebê e não tanto aos 9 anos! Se você estiver com sorte poderá vê-lo chupando dedo na próxima ultrassonografia, uma pose e tanto para a fotografia que fazem do bebê ainda no ventre materno.
Outros excitantes desenvolvimentos incluem:
  • Umas das mudanças marcantes agora é que a cabeça do feto diminui a velocidade de crescimento em comparação com o corpo. As medidas estão ficando cada vez mais proporcionais;
  • As pálpebras bebê já devem estar fundidas para proteger os olhos à medida que desenvolvem. Seu crânio e ossos estão se solidificando, portanto, logo logo as costelas começarão a aparecer. Os intestinos estão finalmente no lugar onde devem estar - dentro da barriga dele e não no lado de fora, junto ao cordão umbilical. Os alvéolos do bebê estão todos carregados e e os dentes estão quase prontos para nascerem, porém isso só deve acontecer uns seis ou sete meses após o nascimento (causando, à criança, uma grande quantidade de dor e, a você, muita perda de sono).
  • Que está cantando? Roberto Carlos? rs... Poderia ser o seu bebê. As cordas vocais e a laringe dele estão concluídas. Porém, ele (ou ela) não será capaz de emitir qualquer som ainda, isso porque as ondas sonoras viajam através do ar e o neném está imerso em líquido amniótico;
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 65 e 78mm. E o seu peso vai estar em torno de 13 e 20 gramas;
  • Outra novidade super interessante é que os olhos e as orelhas do seu bebê estão começando a se posicionar corretamente, deixando o seu bebê cada vez mais bonito;
  • A essa altura você deve estar bastante ansiosa para saber o sexo do seu bebê não é mesmo? Pois, então temos boas notícias. Através de uma ultra-sonografia já pode ser possível identificar o sexo do seu neném. No entanto, ainda há uma boa chance do exame não identificar. Se você quiser ter certeza absoluta de que o exame irá detectar se está vindo um Gianecchinni ou uma Gisele Büdchen, é melhor esperar até a 16ª semana para fazer o ultrassom.

*Na odontologia, um alvéolo dentário é a cavidade do osso da maxila e mandíbula onde se alojam os dentes, o alvéolo existe em função dos dentes na perda destes o alvéolo deixa de existir, sua função principal é dar suporte aos dentes para que possamos mastigar os alimentos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Meu Bebê adora fazer gracinha pra mamãe!

Hoje meu dia começou cedo, da cama pro banheiro, do banheiro pra cama...
O ruim nao é "provocar"...Ruim mesmo é "provocar" sem ter nada no estomago!
La se vai meu Ácido Fólico novamente!
Ontem devido aos vômitos, me senti indisposta e resolvi prolongar meu final de semana. Só não pensei que fosse prolongar esse final de semana ate o proximo!rsrsrs
Me consultei com meu 3º Ginecologista Obstetra, e ele resolveu me deixar em casa de repouso por mais alguns dias!!!
Pensei que estivesse tendo difuldades em encontrar um GO o qual eu me identificasse, mas conversando com uma gestante e outra, vi que não. Isso acontece com todas as gravidas de primeira,segunda ou terceira viagem rsrsrs.
Me sentí menos "estranha"... Achava que o problema estava comigo, que eu estava sendo "chata" demais, exigente demais, "fresca" demais!rsrsrs Mas toda mãe que ama seu filho procura oferecer o melhor possivel de tudo!!!
Acho que dessa vez encontrei o "melhor" dos GO's que ja me consultei até hoje!
Não pelo atestado "gordo" rsrsrsrsrs. (não somente rsrs).
Fui suuuuper bem recebida(quem é que não gosta de ser recebida com um sorriso estampado, uma conversa descontraída).
Apesar do atraso exagerado do GO ontem, a consulta valeu cada minuto de espera!!!( Valeu meeesmo!)
Logo de início ele ja fez a minha carteirinha de Pré-Natal, ja pegou meus exames ja fez as anotações dele,mas o melhor de tudo, fizemos um US. Ví meu nenénzinho de novo!!!!
A primeira vez que vi meu bebê, foi numa transVaginal que um go indicou devido após um tratamento de fungos. Lá vi(descobri) meu amorzinho. E ja deu pra ver o coraçãozinho dele batendo...rsrs
A segunda vez que o ví foi semana passada, porque não me aguentei de curiosidade, de ansiedade. Precisava saber dele(a)!!!
Como ja relatei, ele(a) estava de perninhas cruzadas e chupando o dedinho. "Fazendo pose pra mamãe!"
Ontem a novidade foi outra! ^^
Ele(a) pulava, se contorcia, pulava de novo...Dava tchauzinho!
Foi um momento lindo, uma cena maravilhosa! (^_^)
A cada pulo, so se ouvia minha risada! Corujeeeei muuuito!!!!
É maravilhoso tudo o que envolve meu bebê!
Me encantei com cada movimento,cada pulo, cada tchauzinho rsrsrs
É, ja ví que vou ser/sou uma mãe muuuito boooba!kkkkkkkk

sexta-feira, 16 de março de 2012

Resultado da Translucência Nucal. Foto do meu nenem!!!! \(^_^)/

Estou transbordando de felicidade!
Hoje resolvi trocar de Obstétra, no caminho para a clinica encontrei 1 amiga que também esta gravida!
Ela me orientou em tudo, inclusive conseguiu para mim o adiantamento do exame de Tranlucência Nucal. Meu GO havia pedido o exame para apos o dia 20, porém realizei hoje 16/03/2012. Na verdade eu não estava me aguentando de curiosidade, PRECISAVA ver meu bebê, ter a certeza que esta tudo bem com ele(a)!!!!
Me consultei com a nova GO indicada por 4 das 4 amigas gravidas que conheço! ^^ Uma senhora muito "gente fina" que riu muito da minha ansiedade, e como todos os outros, pediu para eu ter calma!kkkkkkk

Decidi então seguir meu pré-natal com ela e também com outro gineco que irei conhecer dia 28 em uma outra clinica também super bem indicada(tanto a clinica o quanto o gineco foram hiper indicados)rsrs.

Segundo uma amiga,todas as consultas que ela tem com ele (1x ao mes), ele faz US para ter certeza que esta tudo bem com o nenem!
(Médicos assim são os que se formaram pelo amor á medicina e não pelo salario).

Bom,voltando ao exame...
Quando vi as primeiras imagens, foi algo mágico!
Vi certinho a cabecinha do nenem, o corpinho, os bracinhos, as perninhas...
Ele(a) estava com a mao no rosto,segundo o médico provavelmente o nenem estava chupando dedo!kkkkkkkk (igualzinho a mamãe aki rsrsrs).
Mas oque me deixou sem palavras foi quando vi que ele(a) estava de pernas cruzadas...Como se estivesse sentado beeeem relaxado chupando dedo!kkkkkkkkkkkk
O medico ainda brincou dizendo que ele(a) estava "fazendo pose",hahaha nessa hora eu ja chorando, acabei misturando o choro com o riso!!!!hahahahahaha

Ouvi finalmente o seu coraçãozinho...Mais parecia um galope de cavalo, de tao rapido!!!!
So de lembrar ja me enche os olhos de lagrimas rsrsrsrs
Quaaaaanta emoção!
Naquele momento desejei que meu esposo estivesse alí comigo participando dakele momento!
Mas fui impaciente e acabei me adiantando!!!Não faz mal, provavelmente semana que vem ou na outra farei esse mesmo exame novamente(so para confirmar que de fato esta tdo bem rsrs), entao farei questão da presença dele! ^^

AGORA SIM, estou muito mais calma! Muito mais confiante! Muito mais relaxada!
O resultado da translucência Nucal não poderia ter sido melhor!
OBRIGADO MEU DEUS!!!COMO TÚ ÉS MARAVILHOSO!!!MUUUUITO OBRIGADO!!!

Abaixo vai fotinhas do exame e do nenem!

Vovó, eu ja tenho 51 mm \(^_^)/

terça-feira, 13 de março de 2012

Translucência nucal fetal

Pois é, pode parecer bobagem, podem me chamar de "fresca" (como ja chamaram algumas semanas passadas com relação a minha gravidez) mas eu me preocupo SIM com tudo oque acontece comigo e principalmente com o meu bebê!

Calma, vou explicar!
Como comentei no post anterior, ontem saí mais cedo do trabalho, passei o dia "provocando", a noite experimentei uma dor de cabeça tão forte que quase chorei!
Não consegui evitar em lembrar de um acontecimento que uma amiga comentou comigo semanas anteriores.
Ela tomou um remédio que gestante não poderia tomar, sentiu muita dor de cabeça e sofreu um aborto!
Passei a tarde toda pensando nisso, tanto era a minha preocupação que acabei sonhando que "eu sangrava durante o sonho todo"...
Acordei sem paz de espirito, fui logo cedinho ao consultorio do meu GO.
Fiquei um tempão conversando com ele, apenas tirando dúvidas sobre o remedio para enjoo que ele me receitou, sobre o de dor, sobre o meu medo em perder o bebê ou em prejudicar a sua formação... Falamos sobre os exames, as frequencias, e tudo oque me atormentava naquele momento.
Ele viu minha ansiedade, meus medos e graças a Deus, conseguiu me acalmar!
Me passou um exame chamado Translucência nucal e o simples fato de estar com a "guia" para o exame em mãos ja me deixou mais calma rsrsrsrs.
Esperava pegar os exames de sangue,fezes e urina feitos dia 17/fevereiro, mas não havia chegado ainda(não sei pq ainda me espanto com isso!).
Parte da minha ansiedade também se dava ao fato de poder ver meu bebê e talvez descobrir o sexo, mas meu GO me afirmou que apenas apos os 4 meses que dá pra ter certeza...#PoxaVida!
Bom, enfim mais calma com relação aos exames, vou aguardar mais 2 semanas para fazer o de Translucência nucal e enfim apresentar todos iniciais e ter a certeza que esta tudo bem com o bebê e comigo! =D

Meu maior medo, acredito que assim como o de todas as mamães, é o de meu bebê nascer com alguma anomalia, alguma deficiencia...
Mas vou pedir consolação ao meu Senhor Jesus Cristo para que acalme o meu coração, e que ajude o meu bebê a se desenvolver "direitinho" dentro do meu ventre, e é claro, lhe de muita saúde!!!

Sobre esse exame que farei daki 2 semanas, publicarei algo a respeito para mante-los informados...
É sempre bom aprender um pouco mais!!! V(#^_^#)V



Boa Leitura!


PS; Um abraço especial para todas as pessoas que visitaram meu blog ontem e as de hoje. MUITO OBRIGADO! 
Fico imensamente feliz em saber que vocês estão participando comigo desse "meu momento mágico"...
_____________________________________________

Ultra-som na investigação de malformações fetais no começo da gravidez
Prof. Dr. Ayrton Roberto Pastore
Na última década, a melhora tecnológica dos equipamentos de ultra-som tornou possível estudar de forma adequada a anatomia fetal e deste modo suspeitar ou diagnosticar a presença de um grande número de malformações fetais já no primeiro trimestre da gestação.

Uma das grandes descobertas foi a translucência nucal (TN) fetal e a sua associação, quando aumentada, a anomalias cromossômicas, síndromes genéticas e malformações fetais.
Translucência nucal do feto (TN)

Denomina-se TN o acúmulo de fluído na região da nuca (entre a pele e o tecido celular subcutâneo que recobre a coluna cervical), que está presente em todos os fetos no período entre 11 e 13 semanas completas de gestação.

A medida da TN neste período, associada à idade materna, fornece um método efetivo de rastreamento para a trissomia do 21 (anomalia cromossômica que provoca a síndrome de Down, também chamada de mongolismo).

A taxa de detecção é de aproximadamente 90% para a síndrome de Down e de 75% para outras anomalias cromossômicas. Entretanto, aproximadamente 23% dos fetos portadores de mongolismo apresentam a TN dentro dos valores da normalidade. Assim, este valioso método de rastreamento possui uma sensibilidade de 77%.

A medida da TN aumenta com o evoluir da gestação, e o seu valor no final da 13ª semana de gestação deve ficar abaixo de 2,5mm (Fig.1).

Para calcular o risco do feto apresentar uma cromossomopatia considera-se a idade gestacional (determinada pela medida do comprimento cabeça-nádegas do embrião), a idade materna e corrigi-se este risco com a medida da TN. Existe um programa (software) fornecido pela Fetal Medicine Foundation, que é utilizado com este objetivo pelos serviços de referência em Medicina Fetal.

Translucência nucal fetal aumentada e cariótipo normal
Vários estudos estabeleceram que em fetos cromossomicamente normais a TN aumentada está associada a um grande número de malformações fetais e a síndromes genéticas, e a prevalência destes defeitos aumenta com o aumento da medida da TN (3mm - 2,4%, 4mm - 7,1%, 5mm - 12,3%, 6mm - 16,7%, 7mm - 35,6%).

A prevalência de defeitos cardíacos também aumenta com a medida da TN.

Deve ser enfatizado de forma especial aos pais, que a TN per se não constitui uma malformação fetal e, uma vez excluída as anomalias cromossômicas, cerca de 90% das gestações com feto apresentando TN menor que 4,5mm resultarão em recém-nascidos vivos e saudáveis.
Cuidados assistenciais na TN aumentada

Frente ao achado de uma TN aumentada (Fig.2), deve-se proceder:

• Exame morfológico fetal detalhado através do ultra-som para excluir malformação estrutural fetal (lembrando que neste período, entre 11-14 semanas de gestação, a sensibilidade é menor, dependendo do tipo de malformação fetal);

• Avaliar (obstetra e especialista em medicina fetal, juntamente com a paciente) a possibilidade de realização de teste invasivo para estudo do cariótipo fetal (amniocentese, biópsia das vilosidades coriônicas da placenta-BVC);

• Quando existe o risco de malformação cromosômica, devemos levar em consideração a idade da paciente, idade da gestação, aspecto morfológico do bebê. Se o risco é muito elevado, deve-se dar preferência para BVC (realizada entre a 11 a -14 a semana de gestação) ou amniocentese (realizada na 16 a semana de gestação). Ambos os testes, apesar de praticamente indolores, são invasivos, por aumentar a taxa de perda fetal (abortamento). Além do risco hipotético de perda fetal em qualquer gestação, seja o feto normal ou não, a amniocentese aumenta em aproximadamente 0,5% e a BVC em 1% o risco de abortamento. Assim, embora a BVC possa ser realizada mais precocemente e o resultado ficar pronto de forma preliminar mais rápido (36 a 48 horas), apresenta o dobro de perda fetal comparada à amniocentese (que é realizada mais tardiamente e o resultado final demorar até 3 semanas). A BVC é baseada na colheita e análise do trofoblasto (tecido placentário) onde é analisado o tecido de origem fetal da placenta. A amniocentese analisa as células fetais descamadas da derme que estão no interior da bolsa das águas, no líquido amniótico. Ambas as técnicas analisam o cariótipo fetal.

• Se o cariótipo fetal for normal, realizar exames morfológicos fetais detalhados, associados à ecocardiografia fetal, por especialista, entre 16 e 20 semanas de gravidez. Freqüentemente, os fetos portadores de cromossomopatias apresentam várias anomalias, por isso são chamados de sindrômicos. A malformação fetal mais comum no mongolismo é a cardiopatia (50%), daí a necessidade da realização da ecocardiografia fetal. Podem existir alterações em outros órgãos, que são melhor identificadas à ultra-sonografia quando a gestação está mais avançada ( 20 a -24 a semana), época em que realiza-se o exame morfológico fetal do 2 o trimestre da gestação.

• Investigação de infecção fetal por meio de exames sorológicos maternos; e,

• Pesquisa de síndromes gênicas (síndromes genéticas não-cromossômicas): são doenças em que o cariótipo fetal é normal, porém há alterações da morfologia fetal, que podem ou não ser compatível com a vida. Hoje, existe pelo menos 10.000 síndromes catalogadas (ver o site - www.ncbi.nlm.nih.gov/Omim/searchomim.html). Será necessário acompanhamento pós-natal com o geneticista para estudo ampliado e detalhado (genético-DNA, RX, metabolismo, etc.)

Nos casos em que ocorre regressão da TN o prognóstico é muito favorável e os pais podem ficar mais tranqüilos.


FONTE brevesdesaude(clique aquí)
Referência:

"Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia" (966 páginas), Pastore, AR (autor), Cerri G (editor), Revinter, Rio de Janeiro, 2003., pp 199-208



Prof. Dr. Ayrton Roberto Pastore

Diretor Clínico da Unidade de Estudos em Ultra-sonografia e Medicina Diagnóstica
(UEU Diagnósticos -
www.ueu.com.br)

Professor Livre-Docente do Departamento de Radiologia da USP.
Especialista em Medicina Fetal (Título outorgado pela FEBRASGO)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Os movimentos do bebê

Voltei para casa mais cedo a fim de dormir um pouco, mas so penso no meu bebê!
Hoje no trabalho senti algo estranho(não me lembro de já ter sentido isso antes) e como sou marinheira de primeira viagem estou curiosa para saber se oque sentí era finalmente o meu bebê chutando...
Apesar de ler, ler e ler mais ainda, ainda estou em dúvidas, o jeito é esperar pra ver se irei sentir novamente, no meu caso eu usaria o termo do texto (cosquinha bem de leve)...
Nessas leituras, encontrei algo sobre os movimentos do bebê que achei interessante! ^^
Como SEMPRE, irei compartilhar com todos!
Boa Leitura.

_________________________________



Quando vou sentir meu bebê mexer?

Se esta é sua primeira gravidez, talvez demore um pouco mais para você perceber os movimentos do bebê, porque é uma sensação totalmente nova -- algumas mulheres a descrevem como uma cosquinha bem de leve, por dentro, como uma borboleta batendo asas.No caso de primeira gravidez, você provavelmente sentirá os primeiros movimentos entre 18 e 20 semanas. Quem não é marinheira de primeira viagem e já conhece a sensação costuma senti-la pela primeira vez entre 15 e 18 semanas.

Para tentar sentir, você pode comer alguma coisa e se deitar de barriga para cima, bem parada, prestando atenção. Talvez a sensação apareça.

A primeira vez que você sentir o bebê será um marco na sua gravidez. E depois aqueles movimentos tão levinhos viram chutes vigorosos, ótimos para mostrar que tudo vai bem dentro da sua barriga.

O que o bebê fica fazendo lá dentro?

Ultrassons conseguem mostrar o que os bebês fazem em cada fase da gravidez, já que a maioria dos movimentos começa bem antes de você perceber:

• entre sete e oito semanas, os movimentos gerais se iniciam, como viradas de lado e aqueles movimentos involuntários que parecem sustos

• com cerca de nove semanas, o bebê já tem soluços, balança uma perna ou um braço por conta própria, consegue chupar e engolir

• com 10 semanas, ele flexiona e vira a cabeça, traz as mãos até o rosto, abre a boca e se estica

• com 11 semanas, a graça é bocejar

• com 14 semanas, o bebê movimenta os olhos

Depois dos primeiros movimentos, que parecem asinhas de borboleta batendo, o mexe-mexe fica mais intenso e mais frequente. Conforme o bebê vai crescendo, a sensação muda, e você começa a sentir trancos e chutes, que vão ficando cada vez mais fortes.

O bebê não se mexe o tempo inteiro porque, como todo mundo, tem horas em que ele só quer mesmo é descansar e dormir. Mais no finzinho da gravidez, ele passa a dormir por cerca de 45 minutos de cada vez. Pode parecer mais, porque você não necessariamente sente todos os movimentos dele.

Veja a seguir um esquema do que esperar durante a gravidez em relação aos movimentos.

De 20 a 24 semanas

A atividade do bebê vai aumentando gradualmente. A partir de agora, o bebê terá um período mais agitado durante o dia, com muitos chutes e cambalhotas.

De 24 a 28 semanas

Pode ser que você note agora os soluços, que vão explicar os pulinhos que você vai sentir de vez em quando. O saco amniótico contém até 750 ml de líquido nessa fase, o que permite ao bebê se movimentar bastante. Ele consegue ouvir, por isso você pode perceber que ele reage a barulhos altos.

29 semanas

Seu bebê vai começar a fazer movimentos mais definidos e menos bruscos, já que está mais contido pelas paredes da sua barriga.

32 semanas

O nível de atividade chega ao auge. Depois desta semana, você vai notar uma diminuição de movimentos, algo bastante normal devido ao menor espaço dentro do útero para ele se mexer.

Cerca de 36 semanas

O bebê pode assumir sua posição definitiva no útero, normalmente de cabeça para baixo. Isso é mais provável de ocorrer se este é seu primeiro filho, já que os músculos do seu útero e do seu abdome vão ajudá-lo a ficar no lugar. Se você já ficou grávida antes, seus músculos não serão tão firmes e o bebê pode ficar mudando de posição até a data do parto.

Os principais movimentos que você vai sentir são cotoveladas, chutes e joelhadas -- às vezes dolorosos, quando acertam suas costelas.

De 36 a 40 semanas

Seu bebê vai crescendo e as cambalhotas vão ficando menos frequentes. Se ele estiver chupando o dedo e por acaso o dedo escapar da boca dele, você pode sentir movimentos rápidos da cabecinha virando de um lado para o outro em busca do dedo perdido. Nas últimas duas semanas da gravidez, os movimentos diminuem um pouco, junto com o ritmo de crescimento do bebê. Isso é absolutamente normal, mas se algo estiver preocupando você, é sempre bom conversar com o médico.

A esta altura, o bebê já deve estar acomodado na sua bacia, pronto para a jornada de vir ao mundo. A cabeça dele muitas vezes pode parecer como se um melão estivesse fazendo pressão nos músculos pélvicos, o que torna difícil o simples ato de se sentar.

Talvez fique mais fácil respirar ou comer, já que seus pulmões e seu estômago estarão menos espremidos. Se sua parede abdominal ficar bem fina, às vezes dá até para distinguir o pé do bebê.

Há momentos em que ele está dormindo e outros em que está acordado e ativo, justo quando você está tentando dormir. Esse padrão de sono da vida uterina pode acabar se mantendo nas primeiras semanas depois do nascimento, até que o bebê aprende a diferenciar o dia da noite.

Quantos chutes devo sentir por dia?

Não existe um número exato de chutes por dia para se ter certeza de que tudo vai bem, e mesmo que você resolvesse marcar para contar para o médico, os resultados não seriam precisos e poderiam causar preocupação sem necessidade.

O melhor a fazer é observar o padrão de movimentos do seu filho durante as horas ativas do dia. À medida que sua gestação progride, fica mais fácil entender o ritmo do bebê. Cada criança tem um padrão diferente de sono e atividade, mas você acaba percebendo o que é típico da sua.

Caso note alguma mudança nesse padrão, converse com seu médico o mais rápido possível.

Ainda não senti meu bebê mexer hoje. Devo ficar preocupada?

Se você estava envolvida com outras coisas, talvez não tenha percebido o movimento. Mas, para se tranquilizar, veja abaixo alguns truques para fazer seu bebê se mexer:

• Deite de lado (com uma almofada ou travesseiro debaixo da barriga) e fique parada

• Coloque as pernas para cima e relaxe; os bebê muitas vezes acabam pegando no sono com a sua movimentação e acordam quando você para

• Toque uma música ou faça um barulho inesperado

• Tome alguma coisa gelada: a mudança de temperatura pode fazer com que o bebê tente "desviar" da onda fria

Feito tudo isso, se em duas horas você não sentir absolutamente nenhum movimento, procure o obstetra.

O preferível é confiar nos seus instintos: se você acha que há motivo para estar preocupada, tente falar com o médico. Um exame rápido pode tranquilizá-la.