terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vacinas



Calendário de vacinas oferecido pelo Ministério da Saúde do Brasil e disponível em todo território nacional.

IdadeVacinaDosesDoenças que imuniza
Ao nascerBCG-IDdose únicaFormas graves de tuberculose

Hepatite B1ª doseHepatite B
2 mesesVacina Pentavalente (DTP + Hib + HB)1ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B

VIP (vacina inativada contra pólio - injetável)1ª dosePoliomielite (paralisia infantil)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)1ª doseDiarréia e desidratação causada por rotavírus

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)1ª dosePneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
3 mesesVacina Meningocócica C (conjugada)1ª doseDoença invasiva causada por Neisseria meningitidisdo sorogrupo C
4 mesesVacina Pentavalente (DTP + Hib + HB) 2ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B

VIP (vacina inativada contra pólio - injetável)2ª dosePoliomielite (paralisia infantil)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)2ª doseDiarréia e desidratação causada por rotavírus

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)2ª dosePneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
5 mesesVacina Meningocócica C (conjugada)2ª doseDoença invasiva causada por Neisseria meningitidisdo sorogrupo C
6 mesesVacina Pentavalente (DTP + Hib + HB)3ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B

VOP (vacina oral contra pólio - gotas)3ª dosePoliomielite (paralisia infantil)

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)3ª dosePneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
9 mesesFebre amareladose inicialFebre amarela (em áreas endêmicas)
12 mesesVacina Tríplice Viral (SRC)1ª doseSarampo, rubéola e caxumba

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)reforçoPneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
15 mesesVacina Tríplice Bacteriana (DTP)1º reforçoDifteria, tétano e coqueluche

VOP (vacina oral contra pólio - gotas)reforçoPoliomielite (paralisia infantil)

Vacina Meningocócica C (conjugada)reforçoDoença invasiva causada por Neisseria meningitidisdo sorogrupo C
4 anosVacina Tríplice Bacteriana (DTP)2º reforçoDifteria, tétano e coqueluche
Vacina Tríplice Viral (SRC)2ª doseSarampo, rubéola e caxumba

Vacina contra a Gripe:
A vacina contra a gripe não está no calendário porque ela é oferecida em campanhas todo ano sempre antes do inverno. Nessa época, gestantes e crianças entre 6 meses e 2 anos de idade deverão ser vacinadas.
________________________________________________________
Toda vez que o assunto for vacina,postarei o calendário para melhor informar as mamães sobre a vacinação dos bebês!
É DE GRANDE IMPORTANCIA A VACINAÇÃO!!!
Você pode vacinar seu bebê ate 1 semana após a data marcada na cardeneta do seu bebê, porém JAMAIS,é isso ae,  J.A.M.A.I.S.  antes da data marcada!!!
_________________________________________________________

Hoje estamos sofrendo mais uma vez com a vacina que foi dada no 2º mês da yuyu e agora no 4º é a segunda dose! =(    
Ô Vacina p judiar do bebê,viu! Se as vacinas não fosse TÃO,MAAAAS TÃAAO importantes para a saúde deles, com certeza mãe nenhuma vacinaria!!!!rsrsrs
As vacinas que a yuyu tomou hoje foram; VACINA PENTAVALENTE / VIP / VORH / VACINA PNEUMOCÓCICA 10
Vamos discutir sobre cada uma delas!

Vacina Pentavalente

A vacina Pentavalente é uma vacina combinada do tipo injetável. Ela é uma união da vacina Tetravalente com a vacina Hepatite B, ou seja, a partir de agora ao invés de duas aplicações será necessário apenas uma injeção para que se imunize a criança contra as cinco doenças cobertas pela vacina.
Então, agora com a vacina Pentavalente, a criança será imunizada contras as seguintes doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas peloHaemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B.
Sobre as doenças que esta vacina imuniza;
Difteria (Crupe)

A difteria, também conhecida como crupe, é uma doença que tem como contágio o contato com os infectados, com suas secreções ou com os objetos contaminados por eles. Normalmente se manifesta nos meses frios e atinge, principalmente, crianças de até 10 anos. Começa como se fosse um resfriado, a criança tem dor de cabeça e de garganta.
A doença ataca a garganta (amídalas, faringe, laringe) e o nariz, onde pode aparecer placas brancas, muitas vezes visíveis a olho nu. O pescoço pode ficar inchado e duro. Além desses incômodos, a difteria causa mau hálito e a criança fica pálida. Conseqüências mais graves podem afetar o coração e a criança fica com a fala diferente e com dificuldade para respirar. 
Portanto, não deixe de vacinar seu filho.
Tétano

O tétano é uma doença que não é contagiosa de pessoa para pessoa; seu contágio é por meio de ferida ocasionada por agulha, tesoura, latas velhas, vidros, arames ou mesmo espinhos de plantas.
Seja em qualquer idade, se uma pessoa se ferir com um desses objetos, normalmente sujos, corre grande risco de ser contaminado pelo tétano. Isso porque o micróbio que causa a doença vive na terra, na poeira da rua e nas fezes de animais, principalmente de cavalo.
As maiores vítimas de tétano são crianças de até 14 anos.
Essa doença ataca o sistema nervoso central, causando rigidez muscular, isto é, deixa os músculos do corpo "duros", principalmente do queixo, e a pessoa tem dificuldade para abrir a boca, chamado de trismo.
A pessoa também sente dores nas costas, rigidez abdominal e da nuca, espasmos e convulsões. O quadro pode se agravar, causando parada respiratória ou cardíaca.
Higienização no parto - 

O tétano que ataca a um recém-nascido é conhecido como tétano umbilical ou "mal-de-sete-dias". Ele acontece quando o umbigo da criança é cortado com uma tesoura contaminada. O bebê sente dificuldade em amamentar, fica com as perninhas esticadas e os braços dobrados com as mãos fechadas.
Coqueluche

É uma doença que ataca facilmente as crianças e é transmissível pelo contato com secreção da boca e nariz, como espirro e fala de pessoas contaminadas.
Correm maior risco os recém-nascidos e bebês que ainda não foram totalmente vacinados, pois eles estão indefesos diante da entrada de seres perigosos. A doença começa como se fosse uma gripe; a criança tem febre e apresenta secreção nasal.
Conforme apresenta a Organização Mundial da Saúde, a coqueluche consiste de pelo menos 21 dias de crises de tosse e a criança respira com um barulho intenso, podendo vomitar.
O período dessas crises de tosse pode durar de um a dois meses ou até mais. As crises de tosse, o choro e a febre enfraquecem a criança. Em casos mais graves, ela pode piorar e morrer.
A maior parte dos casos de morte por coqueluche eram de crianças de até seis meses de idade.
Infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b

A bactéria Haemophilus influenzae tipo b causa meningite (inflamação das membranas que envolvem o cérebro), sinusite e pneumonia.
Essas infecções geralmente começam no nariz e na garganta, mas podem espalhar-se para a pele, ouvidos, pulmões, articulações e membranas que revestem o coração, a medula espinhal e o cérebro. São doenças graves que podem levar à morte.
As doenças causadas por essa bactéria ocorrem principalmente em crianças menores de 5 anos de idade e a taxa de mortalidade devido à meningite é de 5%.
As seqüelas neurológicas como convulsões, surdez ou retardamento mental estão em 35% das crianças que sobrevivem à meningite.
Outras complicações da bactéria são a sepse (infecção generalizada que causa risco de morte), as pneumonias e as pericardites (infecção da membrana que envolve o coração).
Essas doenças respondem bem aos antibióticos, mas se não houver sucesso com esse tipo de tratamento, o risco de morte é grande.
Hepatite B

A hepatite B é uma infecção nas células do fígado causada por um vírus.
As formas de contágio de hepatite B em crianças são através do parto, onde o bebê entra em contato com o sangue infectado da mãe e através do sangue de alguma pessoa contaminada, como em transfusões.
Quase 90% dos recém-nascidos infectados por suas mães no parto tornam-se portadores crônicos, podendo transmitir a doença para seus parceiros durante a vida. Uma entre cada quatro crianças que contraem a Hepatite B de suas mães desenvolve câncer hepático ou cirrose.

Os sintomas mais comuns são iguais aos de uma gripe. Também pode ocorrer cansaço, febre discreta, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, perda de apetite, dor abdominal e diarréia. Algumas pessoas desenvolvem icterícia (olhos e pele amarelados), urina escura e coceira na pele.

Infelizmente não existe tratamento específico para essa doença. Por isso, o melhor a fazer é preveni-la com a vacinação.

Vacina Inativada Poliomielite (VIP)


Sinais da poliomielite - Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. Esse vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas.
A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Desses, de 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.
A ótima notícia é que o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994, isto quer dizer que a doença no país está erradicada. Mas nem por isso devemos nos descuidar.
Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é, obviamente, vacinando seu filho nas épocas recomendadas.

Vacina Oral Rotavírus Humano (VORH)


O Brasil é o primeiro país a incluir a vacina contra o Rotavírus em seu Sistema Público de Saúde. Desde 2006, todos os cidadãos brasileiros se beneficiam da vacina que previne o vírus que causa principalmente a gastroenterite, infecção que agride o estômago e o intestino.
Cerca de 30% dos casos de diarréia grave nos menores de cinco anos são provocados pelo rotavírus.
Os principais sintomas do rotavírus são vômito, febre e diarréia líquida constante, que se não for tratada pode levar a desidratação e até a morte. Os recém-nascidos são os principais alvos do vírus.
A forma de contágio é fecal-oral. Nos locais onde as condições de higiene são inadequadas (áreas de manguezais e palafitas, por exemplo), o rotavírus contamina pessoas de qualquer idade: basta o contato com alimentos, objetos ou mesmo as mãos contaminadas.
Por tudo isso, lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, antes das refeições e depois de trocas de fraldas é imprescindível para prevenção. Lavar bem os alimentos e ferver a água antes de tomá-la também ajuda na prevenção do rotavírus.
Leve seu filho imediatamente ao hospital aos primeiros sintomas para uma melhor hidratação.
Vacinação e cuidados- A vacina deve ser realizada em duas doses em forma oral. As reações são pouco comuns.

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)


Essa vacina protege as crianças de bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia.
A vacina é administrada em três doses e mais um reforço. A primeira dose é oferecida no segundo mês de vida, a próxima aos quatro e seis meses. O reforço é feito aos 12 meses.
O perigo está no ar - A bactéria é contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa, principalmente em ambientes fechados, sendo esse um dos motivos para as crianças de creche terem o risco aumentado de doença pneumocócica.
A Organização Mundial da Saúde estima que a doença pneumocócica resulte em até um milhão de mortes por ano de crianças com menos de cinco anos de idade em todo o mundo.
Está presente em cerca de 40% das crianças menores de cinco anos, mas a evolução da doença dependerá da imunidade de cada uma.
Crianças prematuras, menores de dois anos, asmáticas, diabéticas, portadores de Síndrome de Down ou deficiência imunológica são as mais propensas para desenvolver essas doenças.
Bactéria mutante - Um dos grandes problemas no tratamento das doenças causados por essa bactéria é o aumento da resistência aos antibióticos, dificultando a boa evolução do caso.
Sobre as doenças
Pneumonia

É a infecção pulmonar mais comum em bebês. Os sintomas são tosse, dor no peito, febre alta, calafrios e dificuldade para respirar.
Estima-se que o pneumococo seja responsável por 17% a 28% das pneumonias adquiridas entre as crianças.
Meningite

Infecção das membranas que recobrem o encéfalo e a medula espinhal. Os sintomas em bebês são febre, irritabilidade e choro. As maiores costumam ter além da febre, vômito em jato, dor de cabeça e rigidez de nuca.
Cerca de 30% das crianças que tem esse tipo de meningite morrem, segundo dados da Vigilância Epidemiológica de São Paulo.
Otite média aguda


Os sintomas de uma infecção de ouvido médio são febre, irritação, perda de apetite e dor. Pode ocorrer perda de audição e conseqüente atraso na aquisição de linguagem se a otite não for tratada.
Calcula-se cerca de por 30% das otites sejam causadas por essa bactéria.
Sinusite

Infecção dos seios da face. Se não tratada adequadamente pode levar a uma meningite e a uma infecção generalizada. Tem como sintomas obstrução nasal, dor de cabeça, secreção com pus e tosse, principalmente à noite.
Bacteremia

É uma infecção do sangue causada, principalmente, pela bactéria pneumococo. Esse tipo de infecção é responsável por pelo menos 4% das febres dos bebês até os dois anos de vida e só é diagnosticada com um exame de sangue.




segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Alimentação do bebê a partir do 4ºmês


Com 4 meses o bebê já pode começar a ingerir alimentos mais sólidos... É a hora das papinhas de frutas!!!
Obáaaaaaaa! =D
Essa papinha será mais ou menos como uma merenda, jamais deverá substituir uma refeição!
Vi em um site a recomendação de que após alguns dias de inicio das papinhas, pode-se adicionar farinha SEM GLÚTEN em 1 ou 2 mamadeiras por dia... Mas isso irei procurar ver com o pediatra e recomendo o mesmo p vcs!!!
Com 5 meses ou 5 e meio, daremos inicio as papinhas salgadas. FIIINALMENTE!
Seria papinhas feitas com legumes cozidos e frango!
Se vc faz uso do NAN1 por exemplo, após inicio da papinha salgada já podemos mudar para a formula numero 2!!!

NÃO DEIXE DE AMAMENTAR SEU BEBÊ NO PEITO, o ministério da saúde aconselha a amamentação exclusiva ate o 6º mês, mas para as mamães que vivem na realidade do brasil e precisa voltar ao trabalho no 4º mês, não tem como essa exclusividade!Infelizmente!!!
Mesmo introduzindo as papinhas, você pode continuar amamentando, porém com menos frequencia, claro! =D

Eu particularmente AMO amamentar minha filha, se não darei exclusividade é somente por causa do trabalho. =(
Levo umas mordidas de vez em quando q me fazem ver estrelas, e me da vontade de falar um palavrão, sinto vergonha de amamentar em lugares públicos, os sutians de amamentação dificilmente são bonitos e quando são,provavelmente custará o olho da cara, e o fato de ficar um tempo a mais sem amamenta-la já enche o absorvente com leite e as vezes ate molha a roupa... Mas mesmo assim, AMO amamentar e sei o BEM que faz pra minha filha!
Confesso que sinto inveja das mulheres que podem criar seus bebês de olho neles todos os dias,vendo-os o tempo todo!!!
Siiiim, eu sei que serei uma mãe muito grudenta e chata... Mas deixe-me aproveitar esse momento tão booom! ^^

...

Bom,dando continuidade...
Após o 6º mês o leite materno sozinho já não possui mais todos os nutrientes que o bebê vai precisar, PRINCIPALMENTE O FERRO, por isso inicia-se as papinhas, isso segundo o ministério da saúde...

O problema é que o sistema digestivo do bebê ainda não está preparado para receber nada alem do leite materno, por isso,provavelmente/certamente iniciando as papinhas de frutas agora, tenha em mãos também o remedinho de cólicas que você dava ate o 3º mês,prepare-se para a shantala(postei alguns dias atras o passo a passo) e siga os conselhos dos antigos,na hora da cólica todo conselho é valido pq não tem nada nesse mundo que seja pior doque ver seu filho(a) chorando de dor!!!Digo isso como mãe!!!!

Esse papo de amamentar ate o 6º mês é sim uma maravilha, mas na pratica,para pessoas NORMAIS como eu, que necessitam do trabalho para sobreviver, os médicos costumam indicar a introdução das papinhas de frutas a partir do 4º mês!

No caso do pediatra da Yuyu, ele indicou Suco da fruta e água!
Também comecei a dar por conta própria o Danoninho! ELA ADOROU!
Claro que não come tudo,mas aaadorou!rsrsrs
Sim,deu cólicas... Já esperava por isso... Mas adorou!heheehheheehe



4 meses do bebê


Estou tão encantada com a minha bonequinha nessas ultimas semanas que só quem é mãe sabe como é impressionante esse momento,essas mudanças!!!(Eu acho!).

Yukari tem exatamente 4 meses e 4 dias.
Estou aproveitando a minha "licença Amamentação (siiiiim,após a licença maternidade,nós mamães podemos pedir a licença amamentação caso a empresa não possua creche ao lado da fabrica para que você possa amamentar seu baby!)Legalmente essa licença só é aceita mediante complicações no parto,saúde da mãe ou do bebê, mas em algumas empresas aceitam "de boa" esses 15 dias de afastamento!
O fato é que uma hora,essa licença também vai acabar, ae ja da para imaginar o choro, os seios empedrados e doendo, o leite sendo jogado pelo ralo,filha chorando de fome sem querer pegar a mamadeira e mãe chorando com dor e saudade,sofrendo junto ou ate "mais"... "Só Jesus na minha causa!"
Não,não,não...Não quero deixar minha pequena,não quero afasta-la de mim nem por 1 minuto,não quero "desmama-la antes do 6º mês ou do 1º ano de vida... Mas a vida é assim e não existe nada que eu possa fazer!!!

Deixando mais essa agonia pra lá, vamos ver oque andei pesquisando sobre o 4º mês de vida dos nossos baby's!!!


Bebê com 4 meses
O bebê com 4 meses sorri, balbucia e passa a ficar mais interessado em pessoas do que por objetos, como era até então. O bebê com 4 meses demonstra preferência por algum tipo de brinquedo e  ri quando estimulado.
No caso da Yukari,ela adora o *chocalho (é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objectos no seu interior.)
O da Yuyu é exatamente esse da foto,muuuuito lindo! ^^
Porém não indico para bebês tão pequenos como ela,pois ele é um pouco pesado, ela por exemplo ainda não consegue segura-lo,mas adora o barulho =D

Assim como o móbile de peixinho que o papai comprou em seu segundo mês! Consegue prender-lhe a atenção por varios minutos oque muitas vezes ajuda a mamãe que esta sozinha e precisa ir ao banheiro,ou estender a roupa no varal... Esse da foto não é oq o papai comprou (claaaro), mas p qm não sabe, móbile musical é isso ae! É só dar corta na caixinha de música e deixar o bebê se divertir curtindo a musica e observando os bichinhos  girando e girando...rsrsrs

Peso do bebê com 4 meses

  • meninos: 6.350g  - 62 cm de comprimento - 41,5 cm perímetro cefálico
  • meninas: 6.100g - 61 com de comprimento - 40 cm perímetro cefálico
Em geral os bebês nessa fase do desenvolvimento tem um padrão de aumento de peso de 600g por mês.
A yuyu na última consulta semana passada estava com 7K-62 Cm Gordinha e linda!!!

Sono do bebê com 4 meses

O sono noturno do bebê com 4 meses começa a ficar mais regular e ele dorme mais horas sem interrupções. Podendo fazer um intervalo de até 9 horas.
O  padrão de sono é muito individual e alguns bebês dormem muito, enquanto outros dormem pouco e preferem dormir no colo ou acompanhados. 
Em geral, o período em que o bebê está mais esperto é entre as três e as sete horas da tarde, horário ideal para as visitas. Seeei beeem, das 7 Yukari vai ate meia noite,outro dia foi ate as 3da madrugada!Quase morri em pé!!!rsrs
Geralmente ela dormia as 22:00.
02:00 acordava apenas para mamar, e logo dormia novamente SOZINHA!
As 06:00 acordava novamente para mamãe e dormia acordando apenas as 09:00 para passar o dia brincando! Agora tem ido dormir meia noite,acorda 1 ou 2x e então vai ate quase meio dia...Esta uma loucura o sono dessa menina!rsrsrs

Desenvolvimento do bebê com 4 meses

Um bebê com 4 meses brinca com os dedos (YES E ADORA CHUPAR O DEDOS,OS DEDOS OU A MÃO INTEIRA! E SE VC DER MOLE, LEVA ATE A SUA MÃO P COLOCAR NA BOCA DELA KKKKKKKKK), consegue segurar objetos pequenos (A FRALDA COMPANHEIRA DE TODAS AS HORAS,ULTIMAMENTE VIROU COMPANHEIRA ATE NA HORA DO BANHO RSRS), vira a cabeça em qualquer direção e quando deitado de barriga para baixo levanta se apoiando nos cotovelos(ELA AINDA  NÃO SE APOIA NOS COTOVELOS,MAS PARECE UMA TARTARUGUINHA DE CABEÇA ARQUEADA E OLHANDO PARA TODOS OS LADOS HEHEEHE LIINDA!).
Quando está de barriga para cima o bebê gosta de olhar suas mãos e pés e consegue ficar sentado por alguns segundo quando apoiado( SEGUNDOS NADA,YUKARI FICA É LONGOS MINUTOS, PARA DIZER A VERDADE QND ACORDADA ELA CHORA QUERENDO FICAR SENTADA E DE PREFERENCIA OLHANDO A TV!!!)
Segue objetos com os olhos, virando a cabeça.(OBJETOS,PESSOAS..mAS PRINCIPALMENTE SE ESSA PESSOA FOR "EUZINHA", ELA VAI NO COLO DE TODOS,MAS O TEMPO TODO DE OLHO EM MIM!!!rSRS)
Eles adoram ficar no colo e tudo para eles é brincadeira, gostam muito de ficar sem roupa, passear de carrinho, segurar um chocalho e fazer barulhos.(Ah,SIM! ADORAM COLO,ADORAM MESMO!!!! FICAR SEM ROUPA ENTAO NEM SE FALA! É DEIXA-LA SEM A FRALDA E O MOMENTO VIRA FESTA LEVANTANDO AS PERNINHAS,TENTANDO CONVERSAR NA LINGUAGEM BEBÊEIS...TODO BRINQUEDO Q FAÇA BARULHO É DIVERTIDO P ELA!!!)
Normalmente o bebê com 4 meses tem a tendência de ser mais tranquilo com a mãe e mais agitado e brincalhão com o pai. (TUDO É A MÃE!RSRSRS)
O bebê nesta idade verbaliza alguns sons semelhantes a gargarejos e consegue emitir diferentes sons balbuciando vogais. (ISSO É OQUE ME DA VONTADE DE MOOOORDE-LA!!! ELA FAZ ISSO SIM E GRACIOSAMENTE KKKKKKKKKKK, LOOOOGO VAI FALAR "MAMÃE",NAO DUVIDO NADA!!!RSRSRS)

Alimentação do bebê com 4 meses

A alimentação do bebê com 4 meses deve ser feita exclusivamente com leite materno, sempre que possível. Os diferentes tipos de leite em pó também são alternativa para alimentação do bebê(YUKARI ESTA TENTANDO TOMAR NESTOGENO DA NESTLE,VEREMOS), até os seis meses de idade, momento que que a alimentação diversificada deve começar a ser introduzida, de forma a respeitar a maturidade gastrointestinal do bebê.
Esse artigo foi tirado do site TUASAUDE.COM
Gostaria de incrementar que o bebê de 4 meses ADORA olhar-se no espelho, eles não se reconhecem antes dos 7 ou 8mês mas se divertem muito!!!
Também adora livros...Escolha livras grandes,com varios desenhos e de preferencia que sejam feitos de panos ou material bem macio!!!
Yukari o que consegue pegar,leva na boca,por isso aos bebês de 4 meses é necessario maior atenção!!!
Com relação a alimentação, ao contrario do que foi dito nessa publicação q sitei, o pediatra da yuyu liberou sucos e agua(por ela já estar tomando leite em pó)...
Na verdade estamos com dificuldades com o leite em pó,ou com a mamadeira... Tem sido uma luta diaria faze-la mamar na mamadeira e não consigo negar o peito =(( 
O suco, o ideal é que seja natural e adoçado com um açúcar para bebê.Ex; NIDEX da Nestle.


O fato é que todo mundo diz que não é necessario adoçar o suco/cha, por isso, usaremos nidex o minimo possivel!
So um detalhe, ele é caro p B&¨*&¨... O valor varia de região para região,mas deixe ae separado no MINIMO 40,00 porque provavelmente será mais do que isso!!!!
 E so se encontra em grandes redes de supermecado, ainda não fomos a procura porem do proximo final de semana nao passa!!!
Então você se pergunta, e nossas mães?Siiim,nossas mães que não tiveram condições para nos comprar esses produtos especificados... 
Bom, enquanto EU poder dar a minha filha oque for de melhor,assim o farei!!!
Se o dinheiro faltar,seguirei os conselhos da minha mãe e me criou com tao pouco...
Seguirei os conselhos da vizinha que criou os 7 filhos com quase nada,seguirei os conselhos de estranhos porque gente p dar palpite em como você deve criar e educar o seu filho,ah isso não falta!!!!... rsrsrs
"Não exite manual de como criar um filho, você eh a base apenas tente fazer o seu melhor!"

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Shantala no bebê

Seguindo a dica de uma amiga, hoje vamos falar sobre a Shantala em bebês!

A intenção é interagir com o bebê, causar-lhe bem estar e relaxamento!
Essa massagem é de origem indiana,feita pelas mamães em seus bebês a partir de 1 mês de idade! Dizem que se pode fazer a partir dos primeiros dias, porém será preciso deixar o bebê sem roupa por isso indico que esperem ate o primeiro mês de preferencia. Mas é importante citar que quando a criança atinge 1 ano de idade,os medicos notaram que a massagem já não surtia mais tanto efeito pois nessa idade a criança já não consegue ficar mais tanto tempo quieta prestando atenção na mãe.rsrs

Basicamente iremos alongar e provocar movimentos repetitivos para trabalhar as articulações e os músculos dos nossos pequenos!

O nome Shantala é em homenagem a uma indiana q foi observada por um médico frances láaa pelos anos 70,ela estava na rua e massageava seu filho. O medico ficou encantado com a tecnica milenar e publicou um livro no meio academico sobre esse assunto! Hoje a shantala é conhecida pelo mundo inteiro!!!

A massagem deve ser feita em um ambiente onde haja silencio, seja de temperatura agradavel(pois deixaremos o bebê sem roupas), tranquilidade para esse momento é o segredo! =D
Procure fazer a massagem um tempo depois da mamada pois assim não correrá o risco da criança regurgitar.
Use óleo de amêndoas ou de camomila para deslizar melhor sua mão pelo corpinho do bebê!
Pode ser o óleo de sua preferencia tbm,claro!rsrsrs

Forre um pano no local pois com a massagem o bebê provavelmente irá relaxar!
Aos bebês com refluxo, use um travesseiro para que o deixe com a cabecinha elevada!

Durante a massagem, a mae deve sentir a musculatura da criança,mas sem causar-lhe desconforto, claro!rs

A shatala ajuda a prevenir cólicas, por isso é importante que você o faça em um horario anterior as crises, ajuda também com prisão de ventre!

Se a intenção é fazer a massagem para prevenir cólicas e prisão de ventre, deve fazer os movimentos de forma forte,repetitivos e rapidos, mas se o objetivo for para o relaxamento do bebê, então o faça de forma tranquila e devagar!

É muito importante que a mãe esteja tranquila, para que essa tranquilidade passe para o bebê! Se a mãe estiver estressada, não reclame se o bebê não aceitar bem a sua massagem!rsrs

Se o bebê começar a chorar e mesmo com a massagem ele continue agitado, não insista! É preciso haver um vinculo entre mãe e filho e se ele não se acalmar é porque naquele exato momento,esse vinculo não esta existindo! Recomendo que a mãe tome um banho morno,relaxante e respire fundo...



Veja como realizar a massagem passo a passo.


Passo 1 
Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com o óleo vegetal puro. Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes. Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros
Passo 2 
Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito
 Passo 3 
Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho



Passo 4 
Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos 
Passo 5 
Deslize toda a mão pela mão do bebê
Passo 6 
Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita
Passo 7 
Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril
Passo 8 
Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê
Passo 9 
Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos
 
Passo 10 
Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação
Passo 11 
Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos
Passo 12 
Deslize toda a mão pelo pé do bebê
Passo 13 
Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direitos
Passo 14 
Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo.






Passo 15 
Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum
Passo 16 
Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo
Passo 17 
Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai-e-vem
Passo 18 
Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração
Passo 19 
Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas
Passo 20 
O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos
Comece a praticar já essa técnica e perceba todos os benefícios que ela proporciona a seu filhote: mais calma, menos cólica e um soninho  bom.


Fonte: bebe.com.br