O toque suave
Embora todos saibam que a pele do bebê é macia e suave, ela também é forte e resistente. A pele é o maior órgão do corpo - um grupo de células unidas que forma uma barreira fina porém resistente. A pele renova-se constantemente durante a vida. Este é um processo que começa até mesmo antes do nascimento.Mesmo assim, muitos recém-nascidos não têm uma pele perfeita. Não se assuste se a pele descascar, ficar vermelha ou escamar nos primeiros dias após o nascimento. Áreas como os pulsos, joelhos e pés podem até sangrar enquanto se adaptam à exposição ao ar. Isso é normal. Use uma pomada suave para lubrificar e cicatrizar a pele rachada ou sangrando. Logo, a pele de seu bebê irá se normalizar e ficar mais suave.
Para que a pele de seu bebê fique sempre saudável, você deve preservar a suavidade e força naturais. Mesmo que sua pele não esteja descascando, ela irá se beneficiar com o uso de hidratantes. A lubrificação diária pode ser feita com pomada para assaduras (Hipoglós), Aquaphor, Eucerin, Moisturel ou Cetaphil. Você encontra produtos sem perfume, com óleo mineral ou vaselina, por exemplo. O hidratante diário que você usar em seu bebê não deve conter alfa-hidroxi-ácidos, nem filtros solares.Na verdade, usar o seu hidratante no bebê é uma excelente opção, pois vocês estão sempre juntinhos. Não importa a escolha, fique com ele. Assim, a pele dele não terá de adaptar-se a um novo produto ou à combinação de ingredientes.
Bebês de todas as idades não devem ser expostos à luz solar direta. Dez ou quinze minutos de exposição, mesmo em dias nublados, são suficientes para causar queimaduras.A primeira linha de defesa deve ser a roupa. Nos dias menos quentes, vista seu bebê com roupas leves de algodão que cubram os braços e pernas. Coloque um chapéu de aba larga sempre que sair de casa. Evite sair no período em que os raios solares são mais fortes, entre dez e quinze horas.
A American Academy of Pediatrics, AAP, reavaliou recentemente sua política sobre bebês e filtros solares. No passado, não era recomendado o uso de filtros solares em bebês com menos de 6 meses de idade. Mas agora, a AAP afirma que não há provas de que o filtro solar usado em pequenas quantidades seja perigoso. Mesmo assim, não deve substituir a proteção dada pelas roupas. Use no rosto, mãos e pés do bebê.
As unhas de seu bebê são muito finas, afiadas e crescem de maneira surpreendente! Talvez você precise apará-las duas vezes por semana. Isso é importante, pois os recém-nascidos podem arranhar o rosto com as próprias unhas.Use uma lixa macia, cortador de unhas para bebê ou tesourinha. É mais fácil fazer isso enquanto o bebê dorme. Para evitar cortar a pele da ponta do dedinho, segure-o bem firme e afaste o bulbo da unha enquanto corta. Não fique com medo se sair um pouco de sangue. Isso vai acontecer pelo menos uma vez, apesar de todo o seu cuidado. É só pressionar um pouco a área.
As unhas do pé crescem mais lentamente e são, de modo geral, muito moles. Não é preciso que fiquem tão curtas quanto as da mão - cortá-las uma ou duas vezes ao mês é suficiente. Bebês raramente têm unhas encravadas, mas ligue para o médico se a pele ao redor das unhas do pé ficar vermelha, inflamada ou dura.
Cuidar da circuncisão de seu bebê recém-nascido não é tão difícil se você souber o que fazer. Na primeira semana após a cirurgia, o pênis pode parecer bastante vermelho e criar uma crosta amarela. Mantenha a área limpa usando sabonete neutro e água após cada troca de fralda. Passe uma camada de pomada para assaduras (Hipoglós) na extremidade do pênis para protegê-la e cubra delicadamente com um curativo de gaze. O médico irá dizer por quanto tempo você fará o curativo. Se suspeitar de que há infecção, ligue para o médico.Se seu filho não for circuncidado, lave o pênis com sabonete neutro e água como você faz com toda a área da fralda. Não tente puxar o prepúcio - ele irá ceder gradativamente sozinho, geralmente aos 3 anos.
Coloque uma camada de roupa a mais do que a que você estiver usando para manter seu bebê aquecido e confortável. Para recém-nascidos, exceto nos meses mais quentes, use pagãozinho, pijamas e casaquinho. Se a temperatura ultrapassar 24 graus, reduza a quantidade de roupas. Mexa no bebê freqüentemente para detectar quaisquer sinais de desconforto. Se os pés e mãos estiverem frios, agasalhe-o. Se a pele estiver quente e suada, vista uma roupa mais leve.Se seu bebê for prematuro ou tiver pouca gordura, não conseguirá regular bem a temperatura do corpo e precisará de mais roupas para se aquecer. Os recém-nascidos sem muito cabelo podem precisar de um gorro, principalmente à noite.
A pele de seu bebê pode ser sensível a substâncias químicas contidas em roupas novas e restos de sabão ou detergente. Para evitar problemas:
- Lave todas as roupas novas antes de usá-las em seu bebê. Inclusive as de cama;
- Nos primeiros meses, lave a roupa de seu bebê separadamente;
- Use sabão neutro e enxágüe duas vezes.
http://www.pampers.com.br/cuidados-com-a-pele-do-bebe
Nenhum comentário:
Postar um comentário