"Pronação dolorosa" é um distúrbio traumático que acomete o cotovelo das crianças, sendo mais frequente dos 2 aos 4 anos de idade. O que ocorre é um deslocamento parcial (subluxação) de um dos ossos do cotovelo, denominado cabeça do radio. Quando isto ocorre, a criança sente muita dor, chora ao tentar movimentar o cotovelo, porém quando fica em repouso e com o antebraço em pronação (palma da mão apontando para baixo), não queixa de dor. Caso tente supinar o antebraço (palma da mão apontando para cima), a criança sente dor e não consegue executar o movimento. Este tipo de lesão é benigna e muito frequente na rotina de um pronto socorro ortopédico infantil. A principal causa de "pronação dolorosa" é tentar levantar uma criança pelo braço. Por exemplo, quando a criança esta prestes a cair e é erguida pelos pais por um puxão pelo braço. No momento do puxão pode-se sentir ou até mesmo ouvir um estalido decorrente do cotovelo, sinal de que a cabeça do radio se deslocou parcialmente da sua posição anatômica. Outra causa é queda da própria altura, ou seja, a criança esta andando ou correndo e cai por cima do braço. Diferente do puxão, nos casos de queda, devemos nos preocupar com as fraturas do antebraço. Nestes casos a radiografia é mandatória antes de se tentar uma manobra de redução da cabeça do radio, com intuito de descartar uma fratura. Quando estamos diante de uma história clinica clássica de pronação dolorosa, a radiografia não se faz necessária e a manobra de redução, ou seja, o movimento para colocar a cabeça do radio no seu devido lugar pode ser executada de imediato. Este procedimento é simples, porém não deve ser executado por pessoas sem experiência, pois pode piorar a lesão. Após a manobra, a criança costuma chorar pois o retorno da cabeça do radio a sua posição habitual também é dolorosa, porém está dor cessa rapidamente e a criança de imediato volta a realizar todos os movimentos do cotovelo. O uso de anti-inflamatórios, analgésicos e imobilização não são necessários na grande maioria dos casos. Os pais são orientados a não levantar a criança pelo braço, pois após o primeiro episódio, a chance de uma nova subluxação é mais frequente.
Tratamento no hospital
Geralmente, a criança não precisa de tirar nenhuma radiografia. O profissional de saúde procurará movimentar-lhe o braço e fazer deslizar o osso e o ligamento para o seu lugar. Isto causará alguma dor à criança, embora normalmente seja um procedimento muito rápido.
Geralmente, a criança começará a utilizar o braço 15 minutos após o procedimento do médico, embora possa inicialmente estar hesitante. Se a lesão se manteve durante muitas horas, a criança poderá demorar um pouco mais a utilizar o braço normalmente.
Por vezes, o osso poderá voltar ao seu lugar quando o braço da criança é movimentado por acaso, como por exemplo: ao despir uma blusa ou camisola. Não tente por si colocar o osso no seu lugar.
Cuidar da criança em casa
A luxação do cotovelo não causa problemas a longo prazo à criança. Uma vez que o cotovelo volte à sua posição normal, a criança começará a utilizá-lo novamente e também de uma forma normal. Não é necessário introduzir limitações nas actividades da criança.
Após a intervenção do médico, a criança poderá ter algumas dores. Se for o caso, dê-lhe um medicamento ligeiro para aliviar as dores, como o acetaminofeno (Tylenol, Tempra ou outras marcas) ou o ibuprofeno (Advil, Motrin ou outras marcas).
Quando deverá procurar assistência médica
Contacte o médico habitual da criança se:
- ela ainda não utilizar normalmente o braço no dia seguinte após a intervenção do médico
- ela aparentar ter muitas dores
- este tipo de lesão voltar a acontecer
Prevenção da luxação do cotovelo
Evite puxões ou sacudidelas bruscas no braço da criança, designadamente pendurar ou baloiçar a criança pelas mãos ou pelos pulsos. Avise também outros familiares. Algumas crianças jovens têm especial tendência para a luxação do cotovelo, embora normalmente essa tendência tenha passado por volta dos cinco anos de idade.
Pontos principais
- A luxação do cotovelo é causada por um puxão ou sacudidela súbita do braço.
- A luxação do cotovelo é mais frequente nas crianças mais pequenas.
- Em geral, a luxação do cotovelo é facilmente diagnosticada e resolvida por um profissional de saúde.
- Nunca tente reparar por si uma luxação do cotovelo.
- Evite puxões ou sacudidelas súbitas no braço da criança.
trechos do site aboutkidshealth entre outros.
Minha filha de 2anos estava brincando com a tia,quando resolvi levá-la até o pai que se encontrava lá fora,foi quando segurei pela mão dela e ouvi um estalo daí em diante ela não parava de chorar e quando tentavamos ver ela não deixava e quando movimenta a o braço chorava,foi então quando resolvemos levá-la ao médico,quando a tia dela foi tirar ablusa dela ela gritou e ouvimos outro estalo,daí em diante ela passou a executar todos os seus movimentos.vimos que ela já estava melhor não sei se realmente voltou para o lugar mas decidimos não levá-la mais.isso foi hoje,espero que esteja tudo bem,caso contrário a levaremos ao médico.
ResponderExcluir