quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

2º mês do bebê

Com 2meses Yukari já possuía a musculatura do pescoço forte o suficiente para levantar a cabeça!
Sorria, e como sorria! =D
Nesse momento passei por momentos complicados na vida pessoal oque diminuiu meu leite.
Eu não acreditava nessas coisas mas comprovei que o estresse, insonia e falta de apetite interfere diretamente na produção de leite!
Tive momentos de depressão, porém quando me vi 14kg mais magra e com a bebê chorando de fome e os seios quase secos, comecei a me alimentar melhor e a tentar dormir um pouco mais também! Foi um susto que graças a Deus, passou! Ainda tenho momentos de forte depressão, mas tenho conseguido manter a calma,mesmo quando o mundo parece querer desabar sob a minha cabeça!!!

Antes de terminar o resguardo, recebi uma noticia dificil de digerir!
Mas antes,vamos entender um pouco sobre o RESGUARDO;



Quarentena: mitos e verdades

Quarentena ou resguardo são nomes populares para designar o puerpério, etapa da vida da mamãe que começa depois do nascimento do bebê. Além dos cuidados com o novo membro da família, a mamãe precisa também cuidar da sua recuperação pós-gestação e pós-parto.
Existem verdades e mentiras em torno dessa fase. O ideal é procurar o seu médico obstetra e ter uma boa conversa para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.
O puerpério pode ocorrer até a sexta ou oitava semana pós-parto, período onde os órgãos reprodutivos voltam totalmente ao seu estado normal, como o útero, que durante a gestação cresce 50 vezes o seu tamanho e precisa desse tempo para se recuperar.
A região onde a placenta se encontrava ficam pequenas feridas que se cicatrizam durante o puerpério. Se esse período não for respeitado, as feridas não cicatrizam e a mulher corre o risco de ter uma infecção. Febre é um sintoma de infecção. Se isso ocorrer, vá imediatamente ao médico, recomendação feita também caso o sangramento normal após o parto não diminuir até o 40º dia.
Vida de mamãe não é fácil - A episiotomia (corte entre o ânus e a vagina para facilitar a passagem do bebê) pode ser necessária durante o parto normal. São dados alguns pontinhos, portanto, a região pode ficar inchada e dolorida. Para aliviar o inchaço, é aconselhável colocar uma bolsa de gelo.
Se a dor aparecer na hora de ir ao banheiro, o médico pode indicar laxantes para facilitar as primeiras evacuações. Lembre-se, mamãe: a realização da higiene é mais do que necessária, fazendo um banho de assento com produtos recomendados pelo médico.
As atividades do dia-a-dia devem ser retomadas aos poucos; a mamãe precisa descansar. Dormir é essencial para evitar cansaço e irritação. Isso não quer dizer que necessite ficar deitada a quarentena inteira. Os exercícios que a mulher faz para sentar, levantar e andar estimulam a musculatura abdominal a voltar ao normal – depois de 15 dias a musculatura já recupera 70% da sua forma anterior.
Carregar peso, como o filhote mais velho, deve ser evitado pelo menos nos primeiros 30 dias.
Verdade ou mentira? - Dois mitos muito difundidos são que nesse período não há chances de engravidar e que não se deve lavar a cabeça. Quanta mentira. Embora a possibilidade engravidar possa estar reduzida por causa da amamentação, o risco existe, sim, e por isso a prevenção é necessária. E já no primeiro dia a mamãe pode lavar a cabeça.
Mais uma verdade: o cabelo cai devido à alteração da taxa de alguns hormônios da mulher nessa fase. Fique tranqüila, é algo passageiro. Respeitando as transformações do seu corpo, o puerpério passará sem maiores transtornos e preocupações. E pensar que o papai não sofre nada disso. Pode?
Cuidados - A dor é o termômetro do esforço da mamãe. É a própria mulher quem vai impor o limite na sua vida diária. Normalmente, em 45 dias a mulher já faz os serviços de casa sem dificuldade. Exercícios físicos são proibidos. Nadar e caminhadas somente depois de 45 dias. Ginástica e corrida depois de dois meses e para os esportes coletivos deve-se esperar três meses.
O ato de dirigir um carro, pisando nos pedais, requer o trabalho da musculatura abdominal e do períneo (região entre o ânus e a vagina), prejudicando a cicatrização, e isso impede a mulher de dirigir no primeiro mês pós-parto.
Outro impedimento no primeiro mês é o sexo. Os vasos do útero onde antes ficava a placenta estão abertos, como já comentado, e há risco de contaminação e infecção. O atrito do pênis durante a penetração também causa dor. O sexo deve começar devagar e gradualmente.
Dicas
Realize uma alimentação rica em fibras e líquidos para estimular o intestino e evitar gases.
Ficar triste e cansada é normal, mas se isso interferir no seu dia-a-dia e nos cuidados com o bebê, informe ao seu médico.
Bruno Rodrigues
___________________________
Pois é, ouvi muito sobre o resguardo, tudo oque eu não poderia fazer,mas fiz!rs
Com 20 dias da Yukari, minha mãe decidiu voltar p MT, me ví sozinha com a pequena, elogo eu que nem banho nela dava!rsrs
O primeiro banho foi difícil mas nós duas tivemos muita paciência uma com a outra!!!
Fiz como vi nos videos do Youtube.
Enrolei ela em uma manta, e primeiro lavei a cabeça! Depois a deitei na cama e enxuguei.
Em seguida tirei toda a roupa e dei o banho, o mais rápido possível!rsrsrs
E assim foram nossos banhos até que me senti segura e experiente o bastante para lavar a cabeça dela junto com o banho normal!
Para minha sorte, Yukari adora a hora do banho! =D

Com 40 dias retornei na GO que me avaliou, passou alguns exames como sangue,fezes e urina e paparicou a minha japonesinha!!!

Durante o resguardo,como eu disse antes, ouvi muito sobre oque eu não poderia fazer,mas como minha mãe já não estava mais aqui para cuidar de mim, tive que me virar sozinha!
Literalmente pois meu esposo trabalha em doooooois empregos.
Minhas vizinhas me viam varrendo a casa e corriam me falar;
Menina,mas vc nao pode fazer isso, não pode varrer a casa,você ainda esta de resguardo!!!
Engraçado é que se oferecerem para varrer a casa pra mim,ninguem se ofereceu!!!rs

Limpei,lavei,passei,arrumei,cozinhei,cuidei da bebê dia e noite SOZINHA!
Passei muita raiva, chorei aos gritos, chamei palavrões, pensei que morreria no fundo do poço... Mas minha filha estava alí e precisava de mim!
Foi quando levantei meu olhar e a ví deitada no berço,com fome...
Tomei vergonha na cara e me obriguei a ser forte!
A maternidade me transformou de todas as formas possíveis!
Meu corpo hoje é muito mais bonito do que antes, hoje tenho mais curvas rsrs
Meu gosto por roupas e calçados também mudaram, hoje não procuro ser mais a gostosona que desfila ao lado do marido usando mini saia e salto alto, mas sim uma mulher de classe, flutuando em seu vestido bem desenhado, com um sorriso suave nos labios...Apesar do coração estar aos pedaços!rsrsrs
Um marido, não sei se ainda tenho...E se ainda tenho, não sei por quanto tempo!!!
Aprendi a acreditar em Deus, ele me moldou!!!

Mas continuando, cada dia era uma surpresa... E que surpresa maravilhosa era ter a minha filha em meus braços!!!

Com dois meses um bebê geralmente...
Um dos grandes marcos desse período é o sorriso social. "Indica que o desenvolvimento psíquico e afetivo da criança está indo bem", diz a pediatra. É um fenômeno curioso, porque independe do olhar e da receptividade dos pais. "Crianças cegas e surdas também têm esse sorriso", diz Rosa.
 Além do sorriso, o bebê de 2 meses já consegue levantar o queixo, sinalizando que o controle da musculatura do pescoço está avançando. 
Tem também o reflexo de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando acordado.
 Outros reflexos, como o de estender o corpo para trás se for subitamente levantado e o da marcha, começam a ser inibidos, porque o domínio sobre os movimentos aumenta. 
A visão – as duas retinas se fundem – permite ao bebê fixar e acompanhar objetos e pessoas. Ele enxerga a mãe de outro modo. Não apenas o contorno do rosto, como era antes. Vê detalhes, o nariz, a boca, os lábios. É capaz de reconhecer o pai, os avós, a babá.
 Nessa fase, é importante dar continuidade ao calendário de vacinas, orientado pelo pediatra. É que elas também dependem do desenvolvimento do bebê. Têm datas para ser ministradas porque o tecido que produz a imunidade do bebê, o linfóide, possui uma determinada velocidade de crescimento. "Não adianta imunizar o bebê antes porque o organismo dele não vai conseguir responder à vacina", diz o pediatra Francisco Lembo Neto. 
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI2000-15162-2,00-O+DESENVOLVIMENTO+DO+BEBE+MES+A+MES.html



No segundo mês as vacinas são;

VOP; Vacina Oral contra Pólio e Vacina Tetravalente.
Preparei ja o remedinho de febre... 
Precisei usar dele para controlar a febre e mal estar que abateu minha princesinha!

TBM no segundo mês notei que ela me olhava mais enquanto mamava,como se ficasse prestando atenção em mim! Fazia carinho nas minhas costelas enquanto mamava e isso era tãaaao boooom!rsrsrs
As colicas é que não eram boas,mas falaremos sobre isso depois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário