quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cortando as unhas do bebê


Na primeira semana nos deparamos com um probleminha!
As unhas da Yuyu estavam grandes!
Tanto o quanto meu esposo, fomos adiando esse momento ate onde deu...
A pediatra olhou e disse; Pode cortar "no toco"!
O primeiro corte foi eu quem cortou, logo depois precisou cortar novamente, então o pai se aventurou, não demorou muito cortei novamente... Cresce assustadoramente rapido!
Conforme o tempo foi passando, ela começou a arranhar o proprio rosto, e os cortes agora precisam ser mais compassados para que ela não viva com o rosto arranhado!rsrs
Compramos um kit que vem com cortador,tesourinha e lixa!
A unha do bebê é bem mole por isso aconselho a usar a lixa...
Foi dificil manipular o cortador, e a tesoura eu nem tentei ainda... Eh tdo mto pequeno e as unhas são muito frágeis!!!
Cortar e lixar as unhas do bebê é muito importante para evitar que ele se machuque seriamente com arranhões e cortes um pouco mais profundos. Alguns bebês já nascem com as unhas compridas, o que apavora os pais já que ainda são muito frágeis e as unhas grandes podem machucá-los na pele ou até mesmo nos olhos. Há quem indique uma maneira bem mais “natural” de acabar com este problema nos primeiros dias de vida. Para estas pessoas, como as unhas são bem moles e esfareladas, o indicado é que com as próprias mãos o adulto retire o excesso da unha já que ele sai facilmente. Porém o mais comum e aconselhado é o uso de utensílios de corte como tesouras ou cortadores de unhas específicas para bebês. Essas peças têm as pontas arredondadas para evitar também que machuquem a criança.

Há crenças infundadas de que não se deve cortar as unhas dos bebês recém-nascidos. Isso é mito, não há nenhuma contra-indicação. Para realizar o corte, o ideal é que dois adultos possam fazer a tarefa, evitando que o bebê se mexa e se machuque. Enquanto um adulto segura a criança, o outro faz o corte unha a unha. Agindo em dupla a tarefa se torna bem mais fácil e segura para a recém-nascido.

Também é possível cortar as unhas do pequeno sozinho, sem o auxílio de outro amigo ou familiar. Nesse caso, o mais indicado é que a tarefa seja realizada quando o bebê estiver dormindo ou mamando. Enquanto está dormindo dificilmente se dará conta do que está se passando e o corte é feito com tranquilidade. Na hipótese de cortar as unhas enquanto a criança está mamando, a vantagem é que o bebê está entretido naalimentação e mais calmo e próximo à mãe.

É importante observar ao cortar as unhas das crianças pequenas que é difícil cortá-las no formato arredondado em virtude da pele estar muito junta à unha. Logo, o corte fica mais quadrado e as pontinhas podem ser cortadas com o auxílio dos cortadores anatômicos. Ou como algumas mães fazem, retirar esses excessos com a boca. Para essas mães, a boca da mamãe será recebida pelo bebê como um ato de carinho e sua sensibilidade facilitará esses pequenos aparos. Porém é fundamental fazer a higiene bucal antes de testar essa possibilidade e depois é necessário lavar bem as mãos da criança. O mais indicado, entretanto, é mesmo é usar os cortadores específicos, pois como se trata de região frágil pode ocorrer inflamação no local, caso seja muito forçado. Muitos cortadores de unhas para bebês trazem acoplados a eles uma lupa que facilita uma melhor visualização da unha da criança. Essas peças são facilmente encontradas em lojas especializadas em produtos de bebês ou farmácias.

Essa tarefa deverá ser repetida semanalmente nas unhas das mãos e quinzenalmente nas unhas do pé, pois o crescimento é bastante rápido. Caso à mãe falte coragem de realizar esta tarefa, nas primeiras semanas ao invés de cortar as unhas, elas podem ser somente lixadas e, a partir de trinta dias, o indicado é cortá-las com um utensílio adequado, lixando as pontinhas, se necessário. Caso as unhas sejam cortadas quando a criança está acordada, é normal que se agite e chore, contudo isso não é motivo para desespero da mãe. Aguarde que ela fique mais calma ou que adormeça, que é o mais comum e indicado.


Saber mais em: http://www.ruadireita.com/outros/info/corte-a-unha-do-bebe-sem-levar-o-dedo-junto/#ixzz2HVUvxVzG 
Follow us: @ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário